Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Governo Federal assina contrato que autoriza ferroviária entre Chapecó e Cascavel

Trecho entre Santa Catarina e Paraná é de 286 quilômetros de trilhos e investimento privado de aproximadamente R$ 6 bilhões. 

NDMais
por  NDMais
09/12/2021 21:31 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério da Infraestrutura assinou, nesta quinta-feira (9), autorização para tirar do papel projetos de construção e operação de nove ferrovias no Brasil. Entre elas está o trecho entre Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, e Cascavel, no Paraná.

A Ferroeste manifestou interesse no trecho que tem 286 quilômetros de trilhos e uma projeção de investimento privado de aproximadamente R$ 6 bilhões e mais de 122 mil novos empregos diretos e indiretos.

O empreendimento deve levar matéria-prima, principalmente milho, às indústrias de criação de animais e de produção de alimentos sediadas no oeste de Santa Catarina.

Para o senador Jorginho Mello, esse novo modelo de acelerar ferrovias resolve um problema antigo de Santa Catarina, que é trazer alimentação animal de outros estados. “Além de dar mais agilidade na circulação de produtos, com a ferrovia boa parte das carretas carregadas de cereais deixariam de circular pelas rodovias, desafogando o trânsito, aumentando a segurança viária e reduzindo custos”.

Criado a partir do novo Marco Legal das Ferrovias, o Programa de Autorizações Ferroviárias (Pro Trilhos) estimula a ampliação da malha ferroviária nacional pela iniciativa privada, por meio do instrumento da outorga por autorização.

Pro Trilho

O Programa de Autorizações Ferroviárias (Pro Trilhos) foi criado por meio da Medida Provisória nº 1.065/21, que instaura o instituto da outorga por autorização para o setor ferroviário, autorizando a livre iniciativa no mercado ferroviário. Permitindo, assim, que o setor privado possa construir e operar ferrovias, ramais, pátios e terminais ferroviários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE