Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Governo do RS recebe oito recursos para consideração de bandeiras

Mapa preliminar do Distanciamento Controlado tem cinco regiões classificadas como risco alto para Covid-19.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
20/09/2020 10:39 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo do Estado recebeu, até este domingo, oito pedidos de reconsideração de bandeiras do Distanciamento Controlado, que chegou à 20ª rodada. Os recursos são registrados por parte de municípios e de associações regionais em até 36 horas após a divulgação do mapa preliminar.

O último levantamento, divulgado na sexta-feira, apontou cinco regiões com bandeira vermelha (alto risco) e 16 com laranja (risco médio). Todas as solicitações são de regiões preliminarmente em vermelho que pedem a permanência em bandeira laranja. É a mesma quantidade de recursos enviada na 19ª rodada.

Desde que o sistema de cogestão foi implementado, na 14ª rodada, o número de pedidos de reconsideração caiu significativamente. Isso porque as regiões que aderem à cogestão podem adotar protocolos próprios.

As cinco regiões preliminarmente classificadas com risco alto para o contágio por coronavírus são Porto Alegre, Guaíba, Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Cruz Alta. Apenas Guaíba não optou pelo sistema de cogestão.

Até o momento, 17 regiões optaram pela adoção de protocolos regionais: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Erechim. A região Covid de Santa Maria enviou protocolos próprios e o pedido segue em análise.

A adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo, que será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde de segunda-feira. A vigência das bandeiras da 20ª rodada começa à 0h de terça-feira e se encerra às 23h59min de segunda-feira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE