Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Governo do RS recebe 34 recursos para reconsideração de bandeiras

Mapa preliminar divulgado na sexta-feira tem 12 regiões classificadas como risco alto para Covid-19

Correio do Povo / Rádio Guaíba
por  Correio do Povo / Rádio Guaíba
02/08/2020 14:20 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo do Estado recebeu, até a manhã deste domingo, 34 pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações regionais sobre as restrições e bandeiras na 13ª rodada do mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado. Divulgado na sexta-feira, o levantamento aponta 12 regiões com bandeira vermelha (alto risco) e oito com laranja (risco médio).

Não houve pedido de bandeira laranja para amarela – todas as solicitações são de regiões preliminarmente em vermelho que pedem a permanência em bandeira laranja.

No domingo passado, quando o mapa preliminar estava com 14 regiões em vermelho, o governo do Estado recebeu 49 pedidos de reconsideração. Na 11ª rodada, foram 59 recursos; na 10ª rodada, 63 pedidos; na nona, 37; na oitava houve o maior número até agora: 67; e na sétima rodada, primeira vez que o governo abriu a instância recursal, foram 30.

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini / Divulgação / CP

As 12 regiões preliminarmente classificadas com risco alto para o contágio por coronavírus na 13ª rodada são Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Taquara, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Bagé, Pelotas, Santa Rosa, Lajeado e Santo Ângelo.

São 340 municípios (do total de 497) que compõem a zona vermelha do mapa, somando 8.749.268 habitantes, ou seja, 77,2% da população gaúcha (11.329.605 habitantes). Desse total, 170 cidades – 955.905 habitantes, que correspondem a 8,4% do RS – podem adotar protocolos de bandeira laranja sem necessidade de entrarem com recurso, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Os pedidos de reconsideração serão avaliados pelas equipes técnicas do governo. A decisão será tomada pelo Gabinete de Crise nesta segunda-feira e, à tarde, o governador Eduardo Leite vai divulgar o mapa definitivo, vigente a partir de terça.

O Estado avalia uma cogestão do Distanciamento Controlado e trabalha a questão com a Federação das Associações de Municípios (Famurs). Para esta terça-feira, está marcada uma nova reunião entre o governo do Estado, a direção da Famurs e 27 associações regionais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE