Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Rio Grande do Sul

Governo do RS pede reforço no uso de máscara e vacinação frente ao aumento de casos de Covid-19

Secretaria Estadual de Saúde sinalizou alerta com subvariante BQ.1, já identificada no Estado.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
11/11/2022 21:43 – atualizado há 12 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Com o aumento de casos de Covid-19, a identificação da subvariante BQ.1 da ômicron no Rio Grande do Sul e os baixos índices de cobertura vacinal das doses de reforço, o Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento a Pandemia Covid-19 do governo do Estado emitiu nesta sexta-feira uma Nota Técnica com alerta e recomendações à população, com o reforço do uso de máscaras, da vacinação e a ampliação da testagem.

O documento sintetiza as orientações à população em geral e à gestão pública em cinco itens: recomenda que pessoas com sintomas respiratórios utilizem máscaras de proteção facial e que evitem locais fechados e com aglomerações de pessoas; reforça a orientação de uso de máscaras de proteção facial em locais com baixa ventilação e/ou riscos de aglomeração; reforça a importância das vacinas atuais e das campanhas de vacinação contra a Covid-19, incluindo as doses de reforço; enfatiza que o ato de se vacinar é importante para proteção de todas as pessoas da convivência ao redor; sugere reforçar e ampliar a testagem na manifestação de quaisquer sintomas gripais, bem como o isolamento e a intensificação da vigilância genômica.

O Comitê enfatiza que a variante ômicron vem se diversificando, gerando novas sub-linhagens e elevando o número de casos de Covid-19 em diferentes partes do mundo. A nota também ressalta que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas atuais contra Covid-19 devem seguir protegendo contra a doença e as formas mais graves provocadas pela infecção por essas novas variantes.

Cobertura vacinal


Nesta sexta, mais de 3 milhões de gaúchos seguiam em atraso com a primeira dose de reforço contra a Covid-19, equivalente à terceira dose, segundo o painel de Acompanhamento Vacinal da SES. Na quinta-feira, após a reunião do Gabinete de Crise que definiu o estado de atenção contra a subvariante BQ.1, a secretária de Saúde, Arita Bergmann, reforçou a importância da vacinação. “O Rio Grande do Sul precisa se mobilizar para que a população volte às unidades de saúde”, afirmou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE