Governo do RS inicia construção da primeira rampa de escape do Estado, na ERS-129

A estrutura será implantada no km 88 da ERS-129, entre os municípios de Muçum e Vespasiano Corrêa, em um trecho reconstruído após os deslizamentos provocados pelas fortes chuvas de maio de 2024.

Por Redação/Ascom EGR Publicado em há 5 horas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Logística e Transportes (Selt) e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), iniciou nesta segunda-feira (13) as obras da primeira rampa de escape do Rio Grande do Sul. A estrutura será implantada no km 88 da ERS-129, entre os municípios de Muçum e Vespasiano Corrêa, em um trecho reconstruído após os deslizamentos provocados pelas fortes chuvas de maio de 2024. O investimento previsto é de R$ 770 mil.

Foto: Rafael Bento/EGR

A obra começa com o levantamento topográfico e a limpeza da área onde será instalada a caixa de brita. Em seguida, será feito o preparo dos materiais para que as etapas de escavação e preenchimento ocorram de forma simultânea, garantindo mais agilidade e segurança à execução do projeto.

Com 700 metros de extensão, a rampa será construída no sentido Vespasiano Corrêa–Muçum. Após estudos técnicos e atendendo a demandas da comunidade, foi confirmado que a estrutura não afetará as faixas de rodagem existentes — todas as três faixas da rodovia serão mantidas, assegurando o fluxo de veículos e aumentando a segurança viária. A previsão de conclusão é novembro de 2025.

Antes da obra, o trecho com declive acentuado era considerado um ponto crítico para acidentes. Agora, com a implementação da rampa de escape, os motoristas terão uma estrutura moderna e eficaz que pode salvar vidas e proporcionar mais tranquilidade no trânsito.

Para o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, a construção representa a concretização de uma demanda histórica.

“A construção de uma rampa de escape na região sempre foi uma necessidade. Com a atualização da legislação e o empenho da EGR, conseguimos tirar esse projeto do papel. É um avanço real na segurança viária e mais um compromisso da empresa com os gaúchos”, afirmou.

As rampas de escape são equipamentos essenciais para veículos pesados, como caminhões, que podem sofrer falhas mecânicas ou superaquecimento dos freios. A caixa de brita atua como mecanismo de desaceleração de emergência, reduzindo drasticamente o risco de acidentes graves em descidas íngremes.