Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Governo do RS distribui vacinas Pfizer e Coronavac na quarta-feira (15)

Erechim vai receber 3.264 doses da Pfizer e 620 doses da Coronavac. Veja as planilhas de distribuição por município.

Governo RS
por  Governo RS
14/09/2021 19:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria da Saúde (SES) distribuirá 390 mil doses de vacina contra a Covid-19 às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) na quarta-feira (15/9). Da Pfizer, são 296 mil destinadas a adolescentes de 17 anos, para dose de reforço de idosos maiores de 70 anos e imunossuprimidos e para os municípios que ainda não atingiram a faixa etária de 18 anos da população em geral. Da Coronavac, há 94 mil para segunda aplicação em quem precisa completar o esquema vacinal.

A logística será realizada por via terrestre, a partir das 11h. As 1ª (Porto Alegre), 5ª (Caxias do Sul) e 18ª (Osório) CRSs e a Secretaria de Saúde do Porto Alegre farão a retirada de suas cargas diretamente na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre. A 10ª CRS (Alegrete) retirará as doses do seu território na Ceadi excepcionalmente às 8h30.

As demais coordenadorias receberão as cargas por veículos da SES nos seguintes municípios: Lajeado (16ª CRS); Tio Hugo (2ª, 6ª, 11ª e 15ª CRSs); Cruz Alta (9ª, 12ª, 14ª e 17ª CRSs); Pelotas (3ª e 7ª CRSs); e Santa Maria (4ª CRS). A 8ª e a 13ª Coordenadorias receberão suas cargas pelo caminhão da Ceadi, também com previsão de saída de Porto Alegre na quarta-feira (15/9) pela manhã.

Adolescentes

Serão distribuídas vacinas para cerca de 50% da população de 17 anos em todo o Estado, ou seja, cerca de 76 mil doses. "Distribuiremos doses de vacinas para uma parte dos adolescentes de 17 anos saudáveis, mas lembramos que o grupo dos idosos e dos imunossuprimidos são os mais vulneráveis para as complicações da doença. Não podemos abrir a vacinação para os adolescentes e não focar em reforçar a imunidade desses dois grupos. É preciso que a vacinação dos adolescentes e dos mais vulneráveis seja simultânea", disse a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa.

Idosos

Cerca de 75 mil doses serão distribuídas para reforço da imunização de pessoas com 70 anos ou mais. Para o idoso estar apto para receber a dose de reforço, é preciso que ele tenha completado o esquema vacinal (recebido a segunda dose ou dose única) há, no mínimo, seis meses.

Imunossuprimidos

Para as pessoas com neoplasias, doenças renais crônicas, transplantados e com outras doenças crônicas que baixam a imunidade, a quantidade a ser distribuída será de aproximadamente 50 mil doses. Quem está apto a receber a dose de reforço são aqueles que terminaram o esquema vacinal (receberam a segunda dose ou dose única) em, no mínimo, 28 dias.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE