Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Governo do RS começa hoje (24) aplicação de provas para verificar aprendizado dos estudantes na pandemia

Iniciativa ocorrerá de forma impressa ou digital em todas as escolas estaduais, em datas que serão definidas pelas próprias instituições até o dia 11 de junho.

o sul
por  o sul
24/05/2021 11:04 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), abre nesta segunda-feira (24) o período de aplicação de provas para verificar o aprendizado dos estudantes em 2020 e avaliar as principais competências pedagógicas que precisam ser reforçadas em 2021.

Batizada de Avaliar é Tri, a iniciativa ocorrerá de forma impressa ou digital em todas as escolas estaduais, em datas que serão definidas pelas próprias instituições de ensino, até o dia 11 de junho. Serão avaliados os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

“Toda essa informação será gerada a partir de uma metodologia bem estabelecida para que consigamos ter não só uma avaliação geral da educação, mas aluno a aluno, dentro das escolas, e já trará indicações de caminhos a serem trilhados para suprir essa defasagem de ensino em função da pandemia. Será estratégica e fundamental nesse momento de retomada para a educação. Essa avaliação é ‘tri’ importante porque precisamos ter a melhor compreensão de onde estamos para poder decidir os caminhos que serão adotados. Sabemos aonde queremos chegar, mas a melhor avaliação de onde estamos é fundamental”, explicou o governador Eduardo Leite.

Após a realização dos testes, os resultados individualizados de cada aluno ficarão disponíveis na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora, de Minas Gerais.

De acordo com a secretária da Educação, Raquel Teixeira, a partir dos resultados, o professor irá trabalhar os conteúdos que precisam ser reforçados e avaliar as principais competências adquiridas de forma individualizada.

“Para saber onde estamos e saber que caminho tomar para nos levar aonde queremos é que estamos lançando essa avaliação diagnóstica, a maior que será realizada no Rio Grande do Sul, envolvendo quase 680 mil alunos. A partir dela, com a devolutiva que será dada para cada aluno em cada escola, estaremos fortalecendo um sistema de monitoramento pedagógico permanente de apoio aos professores para que não se criem lacunas de aprendizado. É uma cultura nova de intervenção pedagógica na hora certa, do jeito certo”, detalhou Raquel.

Depois da avaliação diagnóstica, será feita uma avaliação amostral, a fim de identificar as perdas de aprendizagem que ocorreram na educação como consequência da pandemia.

Governador e secretária Raquel no lançamento da avaliação considerada estratégica e fundamental nesse momento de retomada para a educação. Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Também participaram do evento o coordenador-geral da Fundação CAEd, Manuel Fernando Palacios, a diretora-executiva da Fundação Caed, Lina Kátia Oliveira, e o deputado estadual Faisal Karam.

Acesso à plataforma

Para a realização das provas, a equipe de aplicação, composta por membros da equipe diretiva de cada instituição de ensino, deve estar devidamente cadastrada na plataforma do CAEd. O diretor da escola realizará o primeiro acesso utilizando o código Inep com seu login e senha. A partir daí, os profissionais terão acesso às ferramentas de avaliação e poderão fazer o monitoramento de todas as atividades no sistema.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE