Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Governo do RS apresenta proposta de modernização da carreira de praças da BM e dos bombeiros

O texto para modernização da carreira de nível médio dos militares estaduais foi apresentado às entidades de classe da categoria na tarde desta quarta (8).

Ascom SSP
por  Ascom SSP
08/12/2021 19:51 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, apresentaram na manhã desta quarta-feira (8/12), em café da manhã com deputados da base aliada, a proposta de modernização da carreira de praças da Brigada Militar (BM), extensivo ao Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS). O projeto, que contempla demandas da categoria com o estabelecimento de um plano para progressão entre as graduações e postos do nível médio da corporação, deve ser encaminhado para apreciação da Assembleia Legislativa.

Conforme Ranolfo, o projeto engloba sugestões das associações de classe dos militares estaduais, apresentadas ao governo no final de 2020, com um modelo que irá promover a fluidez da carreira de praças, ao mesmo tempo que preserva os quatro níveis atuais – soldado, segundo-sargento, primeiro-sargento e tenente. Além disso, a proposta dá frequência e previsibilidade para ascensão dos servidores de nível médio.

O principal ponto do projeto é a regularidade na disponibilização anual de vagas para o Curso Básico de Administração Policial Militar (CBA), que habilita os primeiros-sargentos à promoção ao posto de tenente, e o Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP), que habilita soldados para o avanço à graduação de segundo-sargento. Pela proposta, todos os anos serão abertas turmas de, no mínimo, 20% dos cargos vagos.

Os critérios para preenchimento das vagas à participação nos cursos se mantém em 50% por merecimento e 50% por lista de antiguidade na corporação. Dessa forma, o plano de progressão preserva a necessidade de aperfeiçoamento e formação continuada, essenciais nas carreiras militares, além de assegurar isonomia de participação a todos os aptos.

Outro ponto destaque da proposta é o estabelecimento de um calendário gradual para transformar as 5.240 vagas existentes de terceiros-sargentos, que não teriam como ser ocupadas já que esse cargo está em extinção, em vagas para os três cargos acima – primeiro-sargento, segundo-sargento e tenente. O projeto prevê uma tabela para converter 1.048 vagas anualmente, entre 2022 e 2026. A medida também irá contribuir para ampliar as possibilidades de progressão dos praças, ao somar esse contingente de cargos no número de vagas aptas a serem oferecidas no CTSP e no CBA.

Carreira praças proposta

Na reunião da manhã, o governo também detalhou aos deputados o projeto para concessão de reajuste salarial para o magistério. Os secretários Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão), Raquel Teixeira (Educação), Tânia Moreira (Comunicação), Agostinho Meireles (Apoio à Gestão Administrativa e Política), Artur Lemos Júnior (Casa Civil), Edson Brum (Desenvolvimento Econômico), o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Frederico Antunes, também participaram do encontro.

O texto para modernização da carreira de nível médio dos militares estaduais foi apresentado às entidades de classe da categoria na tarde desta quarta (8).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE