Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Governo do Estado lança Pré-Enem Seduc RS com exibição diária na TVE

Preparatório começa dia 18 de maio e segue até 31 de outubro com mais de 300 horas de conteúdo do Ensino Médio

Adriel Ferreira    Assessoria Comunicação     15º CRE
por  Adriel Ferreira    Assessoria Comunicação     15º CRE
06/05/2020 16:07 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

De forma inédita no Rio Grande do Sul, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) e da Secretaria de Comunicação (Secom), lança, dia 18 de maio, as aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Pré-Enem Seduc RS). Serão veiculadas diariamente pela TVE, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h15, totalizando 20 aulas semanais e 344 horas de preparação para todos os componentes curriculares. Os alunos ainda terão acesso às aulas pelo Portal da Educação e poderão conversar com os professores via chat. 

“Temos um desafio na área da Educação em função de estarmos com as aulas suspensas no Estado e, assim, estamos buscando uma forma de manter a condição de aprendizagem e a capacidade de aprender. Sabemos o efeito do distanciamento social sobre o calendário escolar e, inclusive, sobre o processo de formação e de acesso ao Ensino Superior, como é o caso do Enem”, afirma o governador Eduardo Leite. 

O Pré-Enem RS, que contará com quatro períodos diários de 60 minutos e vai contemplar 86 horas/aula para cada área do conhecimento, inclui eixos ligados às disciplinas de Física, Química, Biologia, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Literatura, Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) e Redação. As aulas seguem até 31 de outubro, semana que antecede o início das provas.

“Nosso foco é o aluno da rede pública, mas, como será veiculado na TV aberta, não só os alunos da rede estadual serão beneficiados, mas todos aqueles jovens que estiverem interessados em prestar o Enem. Serão quatro horas de programação diária, mais reprises, com transmissão para 13 cidades do interior do Estado, além de Porto Alegre e da Grande Porto Alegre. É o conhecimento se espalhando pelo Estado”, completa a secretária de Comunicação, Tânia Moreira. 

O secretário da Educação, Faisal Karam, explica que a iniciativa irá beneficiar alunos do 3° ano do Ensino Médio e membros da comunidade escolar que desejam prestar o vestibular ou o Enem. “Após uma série de desafios, em virtude da pandemia, elaboramos essas aulas, de caráter facultativo, para auxiliar os alunos na preparação para esse período de exames. A formação, que será ministrada por professores da Rede, garantirá o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos e a qualificação necessária dos estudantes para o ingresso no Ensino Superior”, destaca. 

Os alunos que perderem algum conteúdo durante a semana poderão acessar o canal do YouTube diretamente no site da Seduc ou por meio do Portal da Educação. O diretor do Departamento de Educação, Roberval Furtado, acrescenta que, quando o aluno não tiver acesso à televisão ou internet para acompanhar as aulas, a escola deve proporcionar um espaço de estudos, conforme a orientação da Seduc. “Os primeiros 15 dias de aulas servirão para o alinhamento e a revisão dos componentes curriculares já vistos no decorrer do Ensino Médio. Em seguida, terá início a preparação para o Enem. Os professores selecionados para participar têm competências e habilidades para falar a linguagem dos jovens”, afirma Furtado.

Pré-Enem Seduc RS 

A carga horária dos componentes curriculares foi definida de acordo com a ocorrência das disciplinas nas questões do Enem. O tempo de aulas será dividido em parte introdutória de cada eixo, explanação sobre o assunto, problematização em relação aos acontecimentos atuais e disponibilização de lista de exercícios, ocorrendo, por fim, interação em tempo real de questões de alunos via chat. 

Cidades cobertas pelo sinal da TVE:

• Alegrete
• Santa Cruz do Sul
• Erechim
• Carazinho
• Palmeira das Missões
• Frederico Westphalen
• Itaqui
• Santana do Livramento
• Santa Bárbara do Sul
• Santa Rosa
• Santo Ângelo
• São Luiz Gonzaga
• Vacaria
• Região Metropolitana de Porto Alegre

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE