Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Governo do Estado lança MobilizaRS, projeto de apoio à retomada econômica

O portal do MobilizaRS oferece cursos gratuitos nas mais diversas áreas.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
11/05/2021 18:15 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um conjunto de iniciativas orientadas a apoiar trabalhadores, empreendedores e empresas na retomada da atividade econômica e do desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Esse é o MobilizaRS, projeto que o governo do Estado lançou nesta terça-feira (11/5).

“Estamos vivendo um tempo difícil, de pandemia, mas mesmo depois que esse momento tiver passado, não se trata apenas de uma retomada da economia, e sim de nos associarmos a um novo momento econômico e novas relações que vão se estabelecer como consequência da pandemia, que acelerou todo um processo de digitalização de diversos setores econômicos do próprio governo e torna as relações de trabalho totalmente diferentes. As pessoas precisam estar sintonizadas com esses novos tempos. E é nesse sentido que o governo do Estado articula essa série de soluções que já se encontram disponíveis no mercado, mas que estavam dispersas, nas suas próprias iniciativas, e reúne numa única plataforma para que cada um possa identificar aquela que melhor se associa ao seu interesse”, destacou o governador Eduardo Leite.

Neste primeiro momento, o projeto foca principalmente no indivíduo, visando aumentar sua empregabilidade e estimular o empreendedorismo, e nas empresas, auxiliando na integração de oferta e demanda. O MobilizaRS oferece, neste portal, cursos gratuitos nas mais diversas áreas – como inovação e tecnologia, finanças e marketing e comunicação – e ferramentas para auxiliar tanto na busca por uma oportunidade quanto na qualificação dos negócios.

“A nova realidade que se estabelece é a de permanente mudança, de transformação constante, então todos temos de estar dispostos a nos reinventarmos continuamente. Se em um tempo passado, não tão distante, tínhamos uma formação técnica, universitária, para uma profissão pelo resto da vida, os novos tempos exigem que tenhamos capacidade de nos adaptarmos a essas tantas modificações que vêm pela frente. O MobilizaRS é uma plataforma que vai ajudar nesse processo de requalificação e reciclagem, para que as pessoas possam encontrar novas oportunidades nesse mundo que se descortina”, disse Leite.

Há, entre os recursos disponíveis, a possibilidade de criação de um e-commerce completo e gratuito com a ajuda do Google. Por meio do Cresça suas Vendas com o Google, o empreendedor pode criar uma loja virtual e o cadastro gratuito para até 75 produtos.

Isso é possível em razão das parcerias que o Estado firmou com empresas e entidades que estão ofertando alguns de seus principais produtos sem custo para o Estado ou para os beneficiários. Já fazem parte do MobilizaRS as companhias de tecnologia Cisco e Google, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SebraeRS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SenacRS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SenaiRS).

“São instituições com elevado expertise em suas áreas de atuação e que, neste momento em que a retomada do crescimento é tão vital para todos os gaúchos, colocam a sua produção a serviço dessa parceria com o governo do Estado. Serão milhares de pessoas e empresas beneficiadas. É mais um projeto de nossa gestão que tem como premissa buscar parceiros para oferecer melhores serviços à população”, afirma o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal.

Por meio do portal integrado, todo cidadão gaúcho – seja trabalhador, empreendedor ou empresário – poderá acessar cursos de capacitação 100% online, e-books e outras ferramentas gratuitas. O próprio site apresenta as opções disponíveis e direciona às páginas dos parceiros para acesso aos materiais.

“O propósito do MobilizaRS é atuar na geração de emprego, empreendedorismo e renda ao mesmo tempo em que estimula o uso de ferramentas digitais na busca por crescimento. Entendemos que é por meio da tecnologia que poderemos chegar a cada vez mais gaúchos”, resume o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, um dos responsáveis pelo projeto.

O portal também oferece acesso facilitado a diferentes iniciativas já disponibilizadas pelo governo do Estado – especialmente das secretarias com maior afinidade com o projeto, como de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho, Emprego e Renda – no que tange a crédito e microcrédito, mercado de trabalho, investimentos e notícias ligadas a todos esses temas.

Por ser responsivo – ou seja, adaptável a qualquer dispositivo eletrônico –, o site pode ser acessado a partir de computador, tablet ou celular. É necessário apenas ter conexão com a internet para se beneficiar de todos os conteúdos.

O governo do Estado segue trabalhando em parcerias internas e externas que proporcionem ainda mais utilidade aos interessados. O portal oferece uma ferramenta para outras empresas e entidades que queiram colocar seus produtos digitais à disposição dos gaúchos visando a retomada do crescimento econômico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE