Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Governo do Estado lança cartilha de conscientização sobre suicídio

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é oficialmente 10 de setembro.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
10/09/2020 21:07 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em meio às iniciativas do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio realizada por diversos órgãos e entidades do país, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) lançou nesta quinta-feira (10) uma cartilha de conscientização sobre o tema para os servidores do governo estadual. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é oficialmente 10 de setembro.

Idealizado pelo Núcleo do Programa de Saúde do Servidor e da Servidora do RS (Proser) do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (DMEST), o material aborda os conceitos e dúvidas frequentes relacionadas ao assunto, mitos e verdades sobre o suicídio, fatores de risco e proteção, além de destacar formas de auxiliar e também onde buscar ajuda. O conteúdo foi elaborado pelas servidoras Carolina da Silva Pereira e Priscila Nassif da Silva, ambas integrantes da equipe do DMEST.

A cartilha de conscientização sobre o suicídio é a primeira de uma série produzida pelo DMEST com orientações sobre diversos assuntos relacionados à saúde. Os materiais serão disponibilizados ao longo dos próximos meses. Para o início de outubro está prevista a realização da 1ª Jornada de Saúde do Servidor Público e Estadual.

"Os números mostram que o suicídio é uma realidade mundial, por isso falar sobre este tema é tão importante. Pensar a saúde de forma global é fundamental, por isso seguimos atuando em diversas frentes de trabalho que visem à promoção de saúde aos servidores", destaca a diretora do DMEST, Carla Bravo.

Acesse aqui a Cartilha Setembro Amarelo.

Palestra Setembro Amarelo

Além do lançamento da cartilha, outras iniciativas alusivas ao Setembro Amarelo estão previstas ao longo do mês. A médica psiquiatra Glaydcianne Bezerra, do DMEST, será uma das palestrantes do evento promovido pela Associação Gaúcha de Peritos Legistas (Agapel) no dia 18 de setembro, a partir das 18h30.

A profissional abordará os desafios dos profissionais de Segurança Pública do Estado em meio aos riscos ocupacionais e suas interfaces com o risco de suicídio. Interessados podem se inscrever aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE