Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Governo do Estado atinge 100% de aprovação na Assembleia

Avaliação foi feita durante encontro no Palácio Piratini entre Eduardo Leite e articuladores

Correio do Povo
por  Correio do Povo
06/02/2020 22:51 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Dos 59 projetos encaminhados pelo Executivo à Assembleia, 45 foram à votação e obtiveram a aprovação. Outros cinco foram retirados e nove ainda aguardam a análise dos deputados. O resultado não poderia ser mais satisfatório ao governador Eduardo Leite (PSDB), que celebrou o desempenho, na tarde desta quinta-feira, com o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e o líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP).

Reunião de avaliação contou com as presenças do chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, governador Eduardo Leite e o líder do governo, Frederico Antunes (PP) | Foto: Cristiano Guerra / Divulgação / CP

Porém, há considerações que superam os números. Uma das avaliações possíveis é que projetos difíceis foram aprovados, não só porque o governo tem maioria no Legislativo, mas pelo trabalho de articulação e pelos recuos nos momentos certos. Dois casos justificam essa avaliação. O primeiro foi o do Código Ambiental. Apesar de críticas, com uma emenda e muita negociação, o governo obteve aprovação em dezembro de 2019.

Outro foi o do pacote de reforma nas carreiras. Se em dezembro do ano passado, as condições eram dificílimas de êxito, o resultado foi favorável na convocação extraordinária, neste mês, após a condução de uma ampla articulação política, que valorizou as manifestações dos parlamentares. Praticamente, um giro de 180 graus.

Agora é a vez de projetar o futuro. O processo de discussão promovido no pacote, com encontros com deputados e entidades, se repetirá na reforma tributária já a partir do mês que vem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE