Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Governo divulga nesta quarta novas medidas do programa Casa Verde e Amarela

Segundo o MDR, o Casa Verde e Amarela vai contar com melhorias nas propostas de financiamento já disponíveis no programa.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
14/09/2021 21:17 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo Bolsonaro pretende anunciar, nesta quarta-feira, novas medidas do programa habitacional Casa Verde e Amarela. Entre elas, uma modalidade de financiamento de imóvel na qual Estados e municípios devem garantir contrapartida de 20% do valor do residencial – que pode incluir o terreno. Em troca, o valor de entrada no imóvel próprio para famílias com renda mensal de até R$ 4 mil pode ser reduzido ou zerado. As informações, repassadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e publicadas pelo jornal O Estado de São Paulo.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os planos serão detalhados em evento no Palácio do Planalto, às 11h, com a participação do presidente Jair Bolsonaro. Segundo o MDR, o Casa Verde e Amarela vai contar com melhorias nas propostas de financiamento já disponíveis no programa. “O objetivo é adequar algumas métricas ao cenário atual e, com isso, atrair o mercado da construção civil e imobiliário para novas contratações, além de facilitar a contratação de financiamentos para as famílias”, afirmou a pasta em nota.

As medidas saem após o Casa Verde e Amarela completar um ano sem decolar por falta de recursos no Orçamento. Como mostrou o Estadão, a entrega de novas casas está abaixo da média dos últimos anos, e não há registro de moradias regularizadas ou reformadas por meio da iniciativa.

Nesta segunda-feira, o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou uma reforma no programa para fazer frente à disparada da inflação na construção civil. O conselho deu aval a um aumento generalizado nos valores máximos das casas e apartamentos comercializados no Casa Verde e Amarela.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE