Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Educação

Governo de SC permite retorno do ensino em áreas com risco grave para Covid-19

Decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (6)

NSCTotal
por  NSCTotal
07/11/2020 10:28 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Está autorizado o retorno ao ensino presencial nas escolas que estejam em regiões classificadas como risco “grave” para o novo coronavírus em Santa Catarina. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (6) pelo governo do Estado e publicada no Diário Oficial. Até então, apenas áreas com condição “moderada” ou “alta” na matriz de risco para a Covid-19 poderiam colocar em prática a volta às aulas em grupo.

De acordo com o governo de Santa Catarina, a decisão de permitir esse retorno presencial dos alunos foi tomada a partir de “estudos feitos pelo comitê estratégico que discute as ações da educação no período da pandemia”. Apesar da liberação para regiões na cor laranja do mapa, essa retomada das aulas nas escolas é opcional, será gradual e com protocolos. Todas as instituições de ensino terão de apresentar um Plano de Contingência.

Nas regiões com risco “gravíssimo”, em com avermelhada no mapa, as aulas presenciais em grupo seguem proibidas — sendo apenas permitidos os reforços, individuais, e que sejam motivados por questões pedagógicas.

Na última atualização do mapa de risco para o coronavírus em Santa Catarina, seis regiões do Estado tiveram piora no quadro: além da Grande Florianópolis, que passou de “grave” para “gravíssimo”, o Médio Vale (entorno de Blumenau), Nordeste (região de Joinville), Planalto Norte, Vale do Rio do Peixe, e Xanxerê passaram do “alto” para o “grave” — e, portanto, tiveram de proibir as aulas presenciais.

Competições esportivas também liberadas

Além das aulas, o governo de Santa Catarina também liberou competições de qualquer esporte em áreas com risco “grave” para a Covid-19. Até então, apenas o futebol profissional tinha liberação para ocorrer. O acesso ao público aos ginásios, estádios e arenas, porém, segue proibido conforme decreto.

Para participar de uma competição, as equipes terão de testar todos os atletas em até 24 horas antes de partidas e confrontos, com o teste rápido. Caso um integrante do time seja diagnosticado com o coronavírus, todos ficam proibidos de participar. A portaria é válida para esportes individuais com contato e para modalidades coletivas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE