Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Governo de SC participa do primeiro dia do V Exercício de Ajuda Humanitária do Exército Brasileiro

Nesta semana começam os simulados com exercícios práticos com ocorrências envolvendo as equipes na cidade de Blumenau.

Assessoria Gov/SC
por  Assessoria Gov/SC
11/07/2021 20:49 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com o objetivo de integrar as forças de segurança do Estado com o Exército Brasileiro para atuação conjunta em situações de calamidade generalizada, começou nesta sexta-feira, 9 de julho, o V Exercício de Ajuda Humanitária. As instituições envolvidas se reuniram no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) para um “simulado de mesa”, exercício de atuação que imita uma operação real, apresentando as situações do evento climático extremo – com fotos e detalhes, além das estruturas disponíveis.

Melina Cauduro/CBMSC

Após as explanações, realizadas parte presencialmente e parte por chamada de vídeo, houve a definição das estratégias na mesa tática, com suporte de um mapa digital. Participaram deste exercício, além do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil de Santa Catarina, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e gerente de gestão de desastres da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), Daniel Nunes, a intenção é integrar os esforços dos diversos setores do Estado para o gerenciamento dos riscos e desastres em Santa Catarina. O objetivo é reduzir os impactos na população e trazer uma resposta ágil e eficaz, em uma situação de eventos adversos:

“Com o objetivo de promover o conhecimento e treinamento das ações planejadas que devem ser colocadas em prática no momento do desastre buscamos a integração e os esforços de várias agências diante de um cenário adverso”, explicou o capitão.

Nesta semana, nos dias 13 e 14 de julho, a cidade de Blumenau receberá a parte prática do simulado, com diversas ocorrências envolvendo as equipes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE