Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Governo de SC estuda liberar várias atividades do comércio a partir de segunda-feira

A regra principal para o estudo de liberações em SC é aquilo que não cause aglomeração.

NSCTotal
por  NSCTotal
08/04/2020 16:45 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O estudo de flexibilização de atividades econômicas em Santa Catarina anunciado pelo governador Carlos Moisés da Silva para a partir da próxima segunda-feira, 13 de abril, vai analisar a liberação de três grupos que continuam com restrições de funcionamento. São eles: bares, restaurantes e hotéis; ramo de calçados, roupas, tecidos, bijuterias e afins; e eletrodomésticos, móveis, informática, entre outros. Estas atividades estão paralisadas total ou parcialmente desde 17 de março por conta do decreto estadual com regras de isolamento por conta do novo coronavírus.

Mauricio Vieira/Secom

"Vamos deixar tudo pronto para a liberação destes setores, com regras bem restritivas (de saúde) a exemplo dos outros setores que já estão recebendo a liberação. A ideia não é estimular que as pessoas vão para a rua"- afirmou o chefe da Casa Civil, Douglas Borba, que coordena o grupo intersetorial que se reúne diariamente para discutir a questão econômica e a retomada das atividades.

Conforme Borba, a regra principal para o estudo de liberações é aquilo que não cause aglomeração. Aqueles setores que envolvam acumulo de pessoas em ambientes não terão autorização para funcionar neste momento como shoppings e igrejas, por exemplo. Com a quarentena renovada por cinco dias no Estado, a ideia é analisar o "cenário saúde" até domingo, que é o prazo final.

O governo diz que a orientação do Ministério da Saúde da última segunda-feira (7) sobre o retorno das atividades em Estados e municípios que estão adiantados nas regras de isolamentos dá mais segurança para a decisão de liberações. "Até aqui o governo vem obedecendo o que a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde vem recomendando", justificou o chefe da Casa Civil.

Nesta quarta-feira (8) começaram a funcionar os estabelecimentos ligados à cadeia automotiva como mecânicas, despachantes, autoescolas e lavações. As lavanderias também receberam autorização para operar.

Restrições em cidades

Segundo Borba, mesmo com a decisão de liberação de novas atividades econômicas em Santa Catarina, os municípios com mais casos e que merecem mais cautela podem adotar regras próprias de restrição. "Não há disputa entre o Estado e os municípios", afirmou. Nesta quarta-feira, o chefe da Casa Civil do Estado entrou em contato com o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, para dividir essa informação e ainda colocar a estrutura do Estado à disposição.

A Capital é a cidade com o maior números de casos da doença em Santa Catarina. Borba não descartou um ato em conjunto entre Estado e a prefeitura o anúncio de medidas específicas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE