Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Governo de Ibiaçá e Emater abrem inscrições para produtores de leite se cadastrarem no Promege

Programa de Melhoramento Genético vai distribuir 1000 doses de sêmen.

Fonte Agência de Jornalismo
por  Fonte Agência de Jornalismo
20/05/2020 16:15 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo de Ibiaçá e a Emater abrem as inscrições de 25 a 31 de maio para produtores de leite se cadastrarem no Programa de Melhoramento Genético (Promege) que vai distribuir nos próximos dias a maior quantidade de doses de sêmen já disponibilizadas pelo programa.

Conforme o prefeito Claudiomiro Fracasso serão distribuídas 1000 doses de sêmen de alta genética, nesta etapa. “É uma cadeia produtiva importante para o município, pois são produzidos 8 milhões de litros/ano, envolvendo 138 famílias que estão na atividade, gerando emprego e renda para os produtores rurais. Este ciclo movimenta a economia também por isso recebe nosso incentivo”, destacou o prefeito.

Segundo o médico veterinário, Eduardo Berton de Oliveira (Duda), a qualidade do leite é influenciada pela genética e também pela higiene no manejo. “Uma boa genética garante mais saúde animal e produtividade. A genética escolhida para a distribuição atende todas as caraterísticas e demandas do município. Estamos falando de um touro positivo para leite; que na parte de conformação vai melhorar tipo, úbere, pernas e cascos, e que tenha saúde. Precisamos de vacas longevas, que produzam mais, gerem renda, que emprenhem mais facilmente, produzam leite de qualidade e adoeçam menos”, observou o veterinário.

Este ano, o governo de Ibiaçá investiu R$ 26 mil no programa, que já atende os produtores do município não somente com a distribuição de sêmen , mas também com treinamento de inseminadores, identificação e classificação de animais, além de aquisição de materiais necessários para garantir o melhoramento genético dos bovinos.

Como participar do programa

Para participar do programa, o produtor deve contatar a Emater, informando seu nome e o nome de um inseminador para atender sua propriedade. De acordo com as normas, a propriedade com produção de até 60 mil litros/leite/ano, receberá cinco doses de sêmen. A partir de 60 mil litros/leite/ano, o produtor receberá 10 doses.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE