Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ISRO
Ciência

Governo cria programa para a fabricação de satélites brasileiros

O programa prevê uma “constelação de satélites” que ajudarão o Brasil a monitorar o clima.

Agencia Brasil
por  Agencia Brasil
10/05/2021 17:06 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A portaria que cria o Programa Constelação Catarina e o Consórcio Catarina foi publicada nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial da União.

Desenvolvido pela AEB (Agência Espacial Brasileira), o programa prevê uma “constelação de satélites” que ajudarão o Brasil a monitorar o clima, a fim de prevenir desastres naturais e aprimorar o processo de agricultura de precisão.

“O Programa Constelação Catarina compreende um conjunto de iniciativas consorciais voltadas para o desenvolvimento de sistemas espaciais baseados no uso de nano satélites, que se complementam por meio do compartilhamento colaborativo de infraestruturas espaciais, de conhecimento, de dados, de serviços e de aplicações espaciais”, informou a portaria que estabelece diretrizes e instrumentos a serem adotados como referência para o programa.

O Consórcio Catarina é o conjunto de entidades que vão atuar coordenadamente nas cooperações e nas atividades do Programa Constelação Catarina, que atenderá prioritariamente os setores agropecuário e de defesa civil nacionais.

Além de apresentar instâncias e a organização do Consórcio Catarina, a portaria prevê a criação de um regimento interno ainda a ser lançado. O consórcio terá como membro permanente a Agência Espacial Brasileira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE