Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Governo catarinense autoriza funcionamento de autoescolas e serviços cadastrados no Detran

A permissão de voltar ao trabalho também vale médicos, psicólogos, estampadores de placas, remarcadores de chassi e desmontes.

Secom/SC
por  Secom/SC
10/04/2020 19:33 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Governo do Estado de SC autorizou a volta aos trabalhos do setor de autoescolas. A permissão está condicionada a algumas regras de funcionamento, como a realização de aulas teóricas on-line e a devida higienização dos veículos durante as aulas práticas. A autorização com condicionantes consta na portaria número 238 assinada pelo secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, e vale desde a última quarta-feira, 8.

Divulgação

A permissão de voltar ao trabalho também vale para algumas categorias credenciadas junto ao Detran-SC, tais como médicos, psicólogos, estampadores de placas, remarcadores de chassi e desmontes.

Em relação às regras de funcionamento para as autoescolas, a portaria determina que deverão ser respeitadas as seguintes normas:

• Lições teóricas podem ser ministradas apenas por meio de videoaulas. Aulas presenciais estão proibidas;

• Antes das aulas práticas, o instrutor e o aluno precisam higienizar as mãos com água e sabão ou álcool a 70%;

• O uso de máscaras é obrigatório para instrutor e aluno;

• O álcool em gel a 70% deve estar disponível dentro do veículo;

• Recomenda-se que as aulas práticas ocorram com as janelas abertas. Caso seja necessário o uso do ar-condicionado, recomenda-se a utilização do modo ventilação aberta. Deve ser intensificado também a limpeza dos filtros do sistema de ar condicionado;

• Após o término de cada aula prática, o veículo deve ser higienizado com água e sabão ou álcool em gel a 70%, notadamente no volante, marcha, freio de mão, retrovisores, cintos de segurança e painel. O mesmo vale para as maçanetas, tanto internas quanto externas;

• Ao término do turno, os veículos devem ser lavados externamente com água e sabão;

• As autoescolas devem intensificar a limpeza de seus ambientes e disponibilizar álcool em gel a 70% para seus funcionários e alunos.

Em relação aos serviços cadastrados pelo Detran-SC que estão autorizados a funcionar, também se faz necessária a obediência a fatores de higienização, entre eles:

• A disponibilização de cartazes sobre a necessidade de higienização de ambientes e das mãos;

• A utilização de máscaras para os funcionários;

• Respeito ao distanciamento social (1,5 metro por pessoa).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE