Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Saúde

Governo apela ao Mais Médicos para reforçar combate à Covid-19 e cubanos voltam ao programa

Até o momento 14.501 médicos brasileiros e estrangeiros estão atuando em todos os estados e Distrito Federal.

Gazeta do Povo
por  Gazeta do Povo
04/06/2020 11:03 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus o governo recorreu ao programa Mais Médicos para reforçar a atenção primária à saúde no Brasil. Até mesmo os profissionais cubanos foram reintegrados. 

O Ministério da Saúde espera que a partir da terceira chamada seletiva do programa mais 542 profissionais comecem a trabalhar, entre os dias 19 e 26 de maio. Esse tipo de contrato pode ter até dois anos de duração.

O Diário Oficial da União (DOU) de 18 de maio publicou a portaria n.º 31, com os nomes de 157 médicos cubanos aptos para atuar no Mais Médicos. Esses profissionais já fizeram parte do programa e seguiram morando no Brasil, após o encerramento do contrato entre o governo brasileiro e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), responsável pela gestão dos contratos e intermediação com Cuba.

A Opas rompeu o acordo com o Brasil após declarações do então presidente eleito Jair Bolsonaro, em novembro de 2018. Na época, muitos cubanos retornaram ao país, mas cerca de 2 mil profissionais seguiram no Brasil, embora não pudessem atuar como médicos. Posteriormente, a gestão Bolsonaro criou o programa Médicos pelo Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE