Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Governadores do Codesul se reúnem em Chapecó no dia 21 de março

Pela primeira vez desde a fundação do bloco, os governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) se reunirão fora de uma capital de estado

Secom/SC
por  Secom/SC
16/03/2022 19:15 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Pela primeira vez desde a fundação do bloco, os governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) se reunirão fora de uma capital de estado. O primeiro encontro de 2022 ocorrerá na cidade de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, no dia 21 de março. Será a primeira reunião desde que o líder catarinense, Carlos Moisés, assumiu a presidência da entidade, no fim de 2021. Além de Moisés, também já confirmaram presença os chefes do Executivo gaúcho, Eduardo Leite, do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

O evento em Chapecó acontecerá no período da manhã, com encontros temáticos logo cedo. Em seguida, ocorrerá a reunião dos governadores. Os temas a serem debatidos desta vez são infraestrutura e meio ambiente. No caso da infraestrutura, serão discutidos projetos convergentes entre os quatro estados, tanto no ramo rodoviário quanto no ferroviário. Já na área ambiental, o Governo de Santa Catarina apresentará o seu Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento (SIMAD). Ele deverá ter seu uso expandido também para os estados vizinhos.

“Esperamos um encontro do mais alto nível. Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul possuem uma série de características em comum. Vamos focar muito na questão da infraestrutura, que é uma questão primordial para os quatro estados, e onde podemos avançar muito com projetos convergentes. Vale destacar também a realização deste encontro na cidade de Chapecó, a capital do nosso Oeste, e para quem deveremos ter boas notícias durante o evento”, salienta o governador Carlos Moisés.

O secretário-executivo do Codesul para Santa Catarina, Gustavo Salvador Pereira, destaca que o encontro em Chapecó deverá ser finalizado com a assinatura de um Termo de Cooperação entre os estados em relação aos temas tratados. Segundo ele, a integração proporcionada pela entidade ajuda no desenvolvimento socioeconômico conjunto dos estados membros.

Sobre o Codesul

O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul foi criado em 1961 pelos três estados do Sul. O Mato Grosso do Sul se juntou a eles em 1992. O objetivo inicial da parceria era fazer frente ao poder econômico da Região Sudeste e ao poder político do Nordeste. O órgão tem como objetivo encontrar alternativas para os desequilíbrios regionais, que concentram o crescimento econômico no centro do país.

O Conselho tem como finalidade também facilitar a troca de desenvolvimento social e político entre os Estados membros, além de adotar medidas comuns nas áreas da polícia, saúde, defesa civil, entre outros.

Uma das estruturas que surgiu a partir da cooperação do Codesul foi o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), para fomento dos setores econômicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE