Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Governadores do Codesul assinam termo de cooperação para monitorar desmatamento

Ranolfo representou o governador Eduardo Leite na primeira reunião do ano, em Chapecó, Santa Catarina.

Ascom GVG
por  Ascom GVG
21/03/2022 16:36 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior participou, na manhã desta segunda-feira (21/3), da reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), em Chapecó, Santa Catarina. O encontro também reuniu os governadores Carlos Moisés da Silva (Santa Catarina), Carlos Massa Ratinho Júnior (Paraná) e o secretário do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, representando o governador Reinaldo Azambuja. Essa foi a primeira vez que o evento ocorreu fora da capital dos Estados. Ranolfo representou o governador Eduardo Leite.

Foto: Juliana Roll / Ascom GVG

No primeiro encontro de 2022, os governadores firmaram termo de cooperação técnica e protocolo de intenções para expansão do Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento (Simad), utilizado pelo governo de Santa Catarina. Com vigência de dois anos, o acordo prevê que o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA/SC) compartilhe metodologia, fluxos de trabalho e customização para que os demais Estados possam desenvolver seus próprios sistemas de monitoramento e alerta de desmatamento nos respectivos territórios.

Em contrapartida, os governos estaduais compartilharão estudos, ações, programas e resultados relacionados ao tema. No Rio Grande do Sul, o trabalho será conduzido pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

"A integração proporcionada pelo Codesul é um importante auxílio no desenvolvimento socioeconômico conjunto dos quatro Estados, e os temas tratados no encontro de hoje confirmam isso. Especialmente a pauta do meio ambiente, com a assinatura deste importante termo de cooperação para que os Estados possam desenvolver ferramentas semelhantes ao Simad, para monitoramento e alerta de desmatamentos”, destacou Ranolfo.

Também foi assinado protocolo de intenções na área da infraestrutura, para fortalecimento da integração regional entre Estados - Foto: Juliana Roll / Ascom GVG

Os governadores também firmaram um protocolo de intenções na área da infraestrutura, para fortalecimento da integração regional entre as divisas dos Estados do Codesul, facilitando o escoamento interestadual de bens e a movimentação segura das pessoas, abrangendo rodovias e ferrovias. Foi apresentado o projeto da Nova Ferroeste, ferrovia que tem como premissa ligar o porto de Paranaguá (PR) até Maracaju (MS).

Por meio de iniciativa da Secretaria Extraordinária de Apoio à Gestão Administrativa e Política do Rio Grande do Sul (Sagap), foi criado grupo de trabalho entre os quatro Estados para acompanhamento do processo de reativação das loterias estaduais. O objetivo é firmar um acordo de cooperação técnica entre os Estados que pretendem fortalecer suas finanças e destinar os valores arrecadados com as loterias a ações sociais.

Nas pautas referentes ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), foi apresentado e aprovado o Relatório Financeiro e de Atividades de 2021, bem como o Plano Operacional e a Proposta Orçamentária do banco para 2022 e o Planejamento Estratégico 2022-2026.

No final do evento, o vice-governador Ranolfo convidou os integrantes do conselho para o South Summit, de 4 a 6 de maio, em Porto Alegre. “Um dos maiores eventos mundiais de inovação e tecnologia, que pela primeira vez ocorrerá fora da Europa. Por isso, deixo aqui o convite para que as equipes dos demais estados prestigiem o evento e aprofundem a discussão nesse tema tão importante”, finalizou.

A última reunião do Codesul havia sido em novembro do ano passado em Curitiba, no Paraná. O próximo encontro esta previsto ainda para este semestre.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE