Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Governador participa do Desfile de Sete de Setembro em alusão ao Bicentenário da Independência

Governador Ranolfo acompanhou general Soares em revista às tropas

Secom Piratini
por  Secom Piratini
07/09/2022 17:14 – atualizado há 9 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O governador Ranolfo Vieira Júnior participou, na manhã desta quarta-feira (7/9), do Desfile de Sete de Setembro alusivo ao Bicentenário da Independência, realizado em Porto Alegre, na avenida Edvaldo Pereira Paiva. Além do líder do Executivo Estadual, o evento contou a presença do Comandante Militar do Sul, general de exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva, do prefeito da capital, Sebastião Melo, e outras autoridades.

Gov Desfile hasteamento
Ao som do Hino Nacional, bandeira brasileira foi hasteada dando início ao evento - Foto: Rodrigo Ziebell / Palácio Piratini

Ranolfo passou a revista nas tropas e hasteou a bandeira brasileira, ao som do Hino Nacional, dando início ao evento. "Parabenizo o Comando Militar Sul pela realização do desfile. Tivemos um evento à altura do bicentenário da Independência com grande presença de público e sem incidentes", disse o governador.

A celebração da data acontece depois de dois anos sem a comemoração com o público, em razão da pandemia. A organização ficou a cargo do Exército Brasileiro, em coordenação com a Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Guarda Municipal.

"Evento importante para comemorar o Bicentenário da Independência. Um momento histórico que a sociedade tomou as rédeas da nossa pátria. E que assim seja para sempre", afirmou o Comandante Militar do Sul, general Soares.

Gov Desfile palanque
Cerca de 5 mil militares e civis desfilaram na avenida para um grande público - Foto: Rodrigo Ziebell / Palácio Piratini

Conforme a organização, cerca de 5 mil militares e civis desfilaram na avenida para um grande público. Pela primeira vez, oito paraquedistas do Exército, a bordo de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), saltaram sobre o Guaíba, onde embarcações da Marinha do Brasil e de entidades civis também fizeram um desfile naval.

Caças F-5M da FAB cruzaram o céu da capital gaúcha junto de outras aeronaves, como helicópteros da FAB, da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal. Na avenida, o desfile motorizado contou com 246 viaturas das forças de segurança. A tropa hipomóvel com 110 cavalos encerrou o evento.

Momento gaúcho

Gov Desfile pira
Pira da Pátria, transformada em Chama Farroupilha, conduzida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho ao Acampamento Farroupilha - Foto: Rodrigo Ziebell / Palácio Piratini

Após o desfile, a Pira da Pátria foi transformada em Chama Farroupilha e conduzida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) ao Acampamento Farroupilha, montado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia), que fica próximo do local do desfile.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE