Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Secom/RS
Rio Grande do Sul

Governador do RS anuncia 350 mil peças de luvas, máscaras e aventais para profissionais da saúde

Os números podem impressionar. O governador também anunciou que o Estado está repassando aos municípios, 600 litros de alcool gel, que recebeu como doação.

Secom/RS
por  Secom/RS
28/03/2020 17:15 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em transmissão ao vivo na tarde desta sexta-feira (27), o governador Eduardo Leite anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (30), serão distribuídas mais de 350 mil peças de equipamentos de proteção individual para os municípios e hospitais de todo o Estado.

São 300 mil luvas descartáveis, 47 mil máscaras cirúrgicas e 16 mil aventais que fazem parte dos 80 mil kits de proteção individual enviados pelo Ministério da Saúde, além da terceira remessa de doses de vacina contra a gripe. 

Parte deste material já foi entregue a hospitais com UTI, hemocentros e farmácias de medicamentos especiais. A outra parte está sendo organizada para distribuição pela Secretaria da Saúde para as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), que por sua vez entregarão aos municípios e casas de saúde para a proteção dos profissionais que trabalham no atendimento aos pacientes da Covid-19.

Além desse conjunto de materiais, Leite comunicou que o governo do Estado está em processo de compra de mais 170 mil luvas, 170 mil máscaras e um lote de óculos de proteção. Uma remessa de outras 500 mil máscaras oriundas do Ministério da Saúde também é aguardada pelo Estado. Para limpeza das mãos e dos ambientes, o RS recebeu uma carga de 600 litros de álcool em gel que está sendo repassada aos municípios.

A organização do envio dos materiais foi uma das pautas da reunião que Leite realizou durante a manhã com os 27 presidentes das associações regionais de municípios e com a diretoria da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs).

Para ajudar na análise científica do comportamento do vírus no RS, o governador disse ainda que o Estado está iniciando um trabalho de cooperação entre cinco universidades e o Comitê de Análise de Dados do Gabinete de Crise, instituído em decreto para o enfrentamento da Covid-19 no Estado.

“Por iniciativa da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), o quadro técnico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi convidado a coordenar um trabalho de pesquisa por amostragem em parceria com o governo do Estado. Hoje fazemos o teste apenas nas pessoas que apresentam sintomas. Com essa pesquisa, semanalmente serão feitas coletas sequenciais para acompanharmos a evolução da contaminação na população gaúcha, observando o percentual por sexo, faixa etária, nível social e região do Estado para entendermos a forma como se dá a contaminação e ajudar na tomada de decisões a partir de dados”, explicou Leite.

Além da UFPel, irão participar do estudo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA) , a Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE