Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Governador de SC participa de abertura do curso de capacitação de 30 novos servidores do IMA

As aulas teóricas e práticas ocorrem até o dia 18 de setembro.

Assessoria Gov/SC
por  Assessoria Gov/SC
17/08/2020 16:42 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) inicia nesta segunda-feira, 17, a primeira capacitação da história da instituição para novos servidores. Por webconferência, o governador Carlos Moisés participou do início do curso de formação de Instrução em Processos e Práticas Ambientais para os 30 profissionais aprovados em concurso e que ingressam no órgão. As aulas teóricas e práticas ocorrem até o dia 18 de setembro.

Ao dar as boas-vindas aos novos servidores, o governador Carlos Moisés ressaltou que o reforço no quadro de profissionais do IMA é muito importante para o Estado. Segundo o chefe do Executivo estadual, o Instituto tem papel fundamental no sentido de garantir agilidade e segurança jurídica para quem quer empreender em Santa Catarina.

“A eficiência tem a ver com capacidade de responder às demandas e estamos trabalhando para o Instituto ser cada vez mais este órgão que equilibra o desenvolvimento com a gestão do meio ambiente. E os novos servidores vêm para somar, para atuar com qualidade, integridade, com respeito aos mais frágeis, levando em consideração que a razão de existir do Estado é o cidadão”.

Foto: Mauricio Vieira / Secom

O governador também reforçou a importância da atuação junto aos municípios catarinenses, entidades e empreendedores que auxilia nos princípios do desenvolvimento sustentável.

Os 30 novos servidores do IMA são formados nas áreas de Administração, Biologia, Economia, Engenharia Agrônoma, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Sanitária, Geografia, Geologia, Oceanografia e Sociologia. Eles vão atuar nas Regionais do IMA em Blumenau, Caçador, Canoinhas, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Lages, Rio do Sul e Tubarão. Os servidores empossados atuarão em locais onde havia deficit de funcionários provocado por diversos motivos, como aposentadoria e exonerações.

O presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio, apresentou a estrutura do IMA e destacou que a missão do órgão e de todos que o compõem é atuar com ética, transparência, eficiência, celeridade, inovação e responsabilidade socioambiental. “Esses são princípios fundamentais que devem nortear a atuação do servidor em cada dia de trabalho para garantir que o IMA seja reconhecido como um órgão de excelência pela contribuição para o desenvolvimento ambiental, social e econômico de Santa Catarina”.

A abertura contou ainda com a participação do secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, e do secretário Executivo de Meio Ambiente, Celso Albuquerque. Eles destacaram a importância do órgão ambiental para o crescimento do estado e, consequentemente, a responsabilidade dos servidores para aliar a chegada de novos investimentos com a garantia da preservação dos recursos naturais.

Concurso público

O concurso foi aberto pelo edital 01/IMA/2019 com 30 vagas, além da composição de cadastro reserva. As vagas foram distribuídas entre as diversas regiões do estado e em distintos cargos.

Com um expressivo quantitativo de 5.036 inscritos que efetuaram as provas no dia 15 de dezembro de 2019, obteve-se como resultado 1.737 aprovados. Destes, assumem o cargo 30 servidores aprovados para vagas abertas. Os demais compõem o cadastro reserva do IMA e poderão, em caso de abertura de novas vagas e conforme consta no edital, serem convocados para tomar posse durante o período de validade do concurso.

Curso de Instrução

O Curso de Instrução em Processos e Práticas Ambientais do IMA (CIPPA) destina-se à preparação e formatação de conhecimento aos novos servidores para o pleno exercício profissional nas diversas áreas de atuação do Instituto. O curso é ofertado pelo programa “Academia do Meio Ambiente” do IMA, composto por servidores do Instituto com expertise em cada tema a ser ministrado.

Ao final do programa, os novos servidores estarão aptos a atuar nos processos de fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental, na gestão de Unidades de Conservação e em outras atividades finalísticas do IMA.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE