Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tech

Google Assistente ganha opção de voz masculina; saiba mudar

Novidade será ativada automaticamente para usuários aleatórios que baixarem a assistente virtual hoje.

TechTudo
por  TechTudo
05/11/2021 16:25 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Google Assistente inaugura nesta sexta-feira (5) uma voz masculina para responder comandos do usuário como alternativa à famosa “voz do Google”, que é feminina. A nova opção será ativada em celulares aleatórios para quem baixar a assistente virtual hoje, mas também é possível habilitá-la manualmente a partir das configurações do aplicativo no Android e iPhone (iOS).

Crédito: Divulgação

O Google fornece a opção de voz masculina em inglês desde 2017, e agora ela está disponível no app com o nome “laranja” para usuários brasileiros. A voz feminina, mais conhecida, é chamada de “vermelho” nas configurações da assistente. A escolha de nomeá-las por cores foi feita para evitar estereótipos de gênero.

Em 2019, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um relatório declarando que a criação de assistentes virtuais com voz feminina por padrão incentiva o machismo. Segundo a instituição, a configuração automática reforça o estereótipo de gênero de que mulheres devem ser ajudantes. Empresas começaram iniciativas para combater a prática, como fornecer diferentes opções de voz. A Apple, por exemplo, anunciou em março que sua assistente Siri pararia de ser feminina por padrão, dando ao usuário a opção de definir uma voz masculina.

Como mudar a voz da Google Assistente

Para alternar entre as opções de voz da assistente virtual, basta acessar as configurações da Google Assistente e selecionar a opção “Voz do Assistente” para escolher a voz vermelha ou laranja.

O Google também recomenda os seguintes comandos de voz para testar a novidade:

  • OK, Google, mudar a voz do Assistente.
  • OK, Google, quem é você?
  • OK, Google, quem criou a sua voz?
  • OK, Google, descreva sua personalidade.
  • OK, Google, o que você pode fazer?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE