Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Gol manifesta interesse em ampliar número de voos regionais ligando o interior do RS a Guarulhos

Proposta foi apresentada na segunda-feira (5/4) ao governador Eduardo Leite.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
07/04/2021 11:14 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Para buscar maior adesão das companhias aéreas à aviação regional do Rio Grande do Sul, o governo aperfeiçoou, no final de 2019, o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS). Desde então, o Estado tem recebido propostas de companhias aéreas que desejam ampliar a oferta de voos no Rio Grande do Sul.

Uma delas é a Gol Linhas Aéreas que, na segunda-feira (5/4), manifestou interesse em fazer voos regulares, ainda neste ano, a partir das cidades de Pelotas e Uruguaiana diretamente para São Paulo, no aeroporto de Guarulhos, três vezes por semana. E, a partir do próximo ano, a companhia aérea pretende incluir Santo Ângelo e Santa Maria, também três vezes por semana e com destino ao aeroporto de Guarulhos.

“Sabemos que o aeroporto de Guarulhos é um dos mais movimentados da América do Sul, da América Latina, e conecta dali para o resto do mundo e para diversos destinos nacionais. E assim, vamos colocando cada vez mais o Rio Grande do Sul em um contexto nacional e global, facilitando o acesso às diversas regiões do nosso Estado. Fazendo essa conexão com o Brasil e com o mundo, impulsionamos o desenvolvimento de todo o Rio Grande do Sul. É uma notícia muito positiva e vamos continuar trabalhando para que, cada vez mais, o RS esteja conectado, ajudando a desenvolver cada uma das nossas regiões”, destacou o governador Eduardo Leite, em vídeo publicado nas redes sociais.

Os secretários Marco Aurelio Cardoso (Fazenda) e Juvir Costella (Logística e Transportes) vão analisar a proposta entregue pela empresa para avaliar o pedido de adesão ao marco regulatório já existente.

Atualmente, a Gol oferece rotas a partir de Caxias do Sul (interrompidas devido à pandemia) e de Passo Fundo (também interrompidas devido às reformas que ocorrem no aeroporto da cidade). A expectativa é de que o serviço volte a ser ofertado a partir de maio.

O Estado já conta com rotas regionais ligando a capital gaúcha ao interior do Rio Grande do Sul, que serão ampliadas ainda no primeiro semestre de 2021. Com o anúncio da Gol a respeito da intenção de aderir ao PDAR, o RS poderá ver ampliado o número de voos regionais ligando o interior do Estado a São Paulo.

Divulgação

Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional

O PDAR tem o intuito de promover o crescimento econômico, social e turístico do Rio Grande do Sul com a ampliação das rotas de voos regulares e a qualificação dos aeroportos regionais. Criado em outubro de 2015, o PDAR-RS já resultou na criação de seis novas rotas entre Porto Alegre e o interior, nas cidades de Uruguaiana, Santo Ângelo, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas.

Apenas nos aeroportos de Santo Ângelo, Passo Fundo, Caxias do Sul e Vacaria, a Secretaria de Logística e Transportes – por meio do Departamento Aeroportuário (DAP) – investiu mais de R$ 7 milhões durante os primeiros quatro anos do PDAR-RS. Os recursos foram utilizados na construção de terminais de passageiros, na recuperação de pistas de pouso e decolagens e em diversas melhorias, como reformas de seções contra incêndio, compra de equipamentos e veículos.

Em 2019, o governo publicou o Decreto 54.685, que prevê a redução de base de cálculo na compra de querosene de aviação no RS. O texto possibilitou que a alíquota do combustível caísse a até 2%, dependendo da quantidade de rotas ofertadas, da disponibilidade de assentos e da frequência de voos.

O benefício entrou em vigor em janeiro de 2020. Desde então, representantes de companhias aéreas, como a Gol e a Azul, que já opera com seis ligações regionais no Estado, anunciaram a intenção de ampliar a oferta de voos e de municípios gaúchos atendidos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE