Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Gilmar Mendes diz que condenações da Lava Jato podem ser anuladas

Anulação pode acontecer se for confirmado que o juiz Sérgio Moro comandava as ações do Ministério Público.

Gazeta do Povo
por  Gazeta do Povo
10/02/2021 20:47 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou nesta quarta-feira (10) que as condenações oriundas da operação Lava Jato podem ser anuladas se ficar comprovada a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro nos julgamentos. As declarações foram feitas durante entrevista para a Rádio Gaúcha. Segundo Mendes, pelo teor das conversas originárias da Operação Spoofing, Moro teria atuado com uma espécie de chefe das investigações.

“Ele (Moro) era consultado. Reclamava de ações que eles (os procuradores) tinham feito, como um chefe faz com relação a seus subordinados. Não há essa relação entre MP e juiz. Portanto, é uma nova atribuição que se estava dando ao direito”, disse. “Desde que comprovada (a parcialidade), poderá ocorrer anulação. Precisa ser olhado com muito cuidado. Acho que estamos diante de um grande imbróglio”, disse Mendes. Em julgamento realizado na terça-feira (9), o STF garantiu acesso da defesa de Lula às mensagens hackeadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE