Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Getúlio Vargas decreta Situação de Emergência na área urbana e rural no município devido à estiagem

Decreto Nº 3.464 foi assinado na manhã desta segunda-feira, 16, no Gabinete do Prefeito Mauricio Soligo

assecompmgv
por  assecompmgv
17/03/2020 20:39 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, assinou, na manhã desta segunda-feira, 16 de março, o Decreto Nº 3.464, que declara em “Situação de Emergência” a área urbana e rural do Município de Getúlio Vargas em razão da estiagem. 

O ato foi realizado no Gabinete, na presença do vice-prefeito Elgido Pasa, do presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Luiz Carlos Silva, do presidente do Sutraf Getúlio Vargas, Nilton Scariot; do chefe do escritório da Emater/Ascar RS, Renato Mores; dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Jairo Klein, de Administração, Rosane Cadorin, de Obras, Sérgio Lima, do Meio Ambiente, Daniel Fernandez, da Fazenda, Ediane Bortolotti; representando a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, Rita de Cássia Pessoa da Silva; e técnicos da Defesa Civil e da Prefeitura.

Para a edição do decreto foram levadas em consideração a ocorrência de condições climáticas adversas com a distribuição irregular e a falta de chuva, que causa estiagem, a qual iniciou-se na segunda quinzena de novembro de 2019 e perdura até o momento, gerando grandes impactos negativos e perdas econômicas no setor agropecuário do Município de Getúlio Vargas, conforme Laudo Técnico emitido pela Emater; a ocorrência de estiagem na área urbana e rural que ocasionou a diminuição considerável da capacidade de exploração da água, causando perdas consideráveis nas lavouras, com o aumento de perdas de produtividade das culturas principalmente soja, além do milho, feijão e pastagens, na criação de gado leiteiro, e afetou seriamente a produção de leite; o levantamento da Emater que informam grandes perdas ocorridas na agropecuária que em algumas culturas chegou a mais de 30%, como na soja, e 15%, no milho, conforme levantamento realizado até o dia 9 de março, devendo ser conhecidos novos índices nesta semana, com provável aumento das perdas.

Também foi levado em consideração o Laudo Técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico informando as medidas tomadas para a minimização dos efeitos da estiagem que assola o Município, entre elas a abertura de poços artesianos, alargamento de açudes, abertura de valas, entre outras; e o Parecer Técnico emitido pelo Departamento de Assistência Social, que relata a situação das Comunidades de Rio Bonito, Souza Ramos, Nossa Senhora do Caravaggio, São Pedro, Km 6, Km 8, Km 13, Pio X, Rio Castilhos e Mato Preto, onde se depara com a falta de água e os prejuízos decorrentes em razão da estiagem que assola o Município.

Outro fator determinante foi que nas propriedades rurais está ocorrendo escassez de água nas fontes naturais e açudes, fontes estas que abastecem o consumo humano e animal; e que, como consequência deste desastre, resultarão principalmente prejuízos econômicos e sociais ao município. Igualmente, já há parecer da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil que relata que a ocorrência desse desastre que é favorável à declaração de situação de emergência.

Durante a reunião, antes da assinatura do Decreto, os presidentes do Sindicato Rural e Sutraf, Luiz Carlos Silva e Nilton Scariot, relataram a situação precária das lavouras e projeções de colheita, atestando as grandes perdas. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jairo Klein, relatou a situação de alguns agricultores constatada durante visitas realizadas na semana passada, alguns com escassez de água e outros já tendo que se socorrer em vizinhos para consumo próprio. O secretário de Obras, Sérgio Lima, relatou que neste final de semana foram realizados diversos trabalhos de abertura de valas, alargamento de açudes e outras ações para melhorar o abastecimento de água nas propriedades rurais do município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE