Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Gabinete de Crise reforça a necessidade de cuidados para prevenir covid-19 neste fim de ano

Pela sexta semana consecutiva, RS apresenta aumento no número de casos positivos de covid-19.

Secom Piratini
por  Secom Piratini
21/12/2022 17:58 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Rio Grande do Sul, pela sexta semana consecutiva, apresenta aumento no número de casos positivos de covid-19. O motivo se deve à subvariante BQ.1, que tem mostrado elevada capacidade de transmissão comparada às outras sublinhagens do coronavírus circulando no país.

Conforme levantamento demonstrado na reunião do Gabinete de Crise desta quarta-feira (21/12), a situação hospitalar no Estado é de continuidade no aumento de internados, embora em ritmo inferior ao que vinha sendo observado e ainda em patamar mais baixo do que em outros momentos da pandemia. No encontro, também foi comentado sobre o aumento de casos em países europeus, em decorrência de outra subvariante, a BF.7.

Foto: Rodrigo Ziebell / Palácio Piratini

A principal orientação para combater a covid segue a mesma: a vacinação. “Temos cerca de 6 milhões de gaúchos com seu esquema vacinal incompleto ou em atraso. Essa postura ainda é arriscada, porque a pandemia não acabou. Ela arrefeceu, sim, mas persiste. As aglomerações nas festas de fim de ano nos preocupam. Por isso, contamos com todos nessa conscientização pela importância da vacina e nos cuidados com a covid-19”, disse o governador Ranolfo Vieira Júnior.

Uso de máscara

Outra recomendação é a utilização de máscaras em hospitais, postos de saúde e farmácias, assim como em ambientes fechados ou de baixa ventilação, grandes aglomerações (como transporte coletivo) e para pessoas que estejam com sintomas gripais. Alguns municípios gaúchos, como Porto Alegre e Santo Ângelo, já reforçaram esses alertas nas áreas de saúde.

O Gabinete de Crise, que teve sua última reunião do ano comandada pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, não emitiu alertas às regiões. Entretanto, o GT Saúde permanece monitorando diariamente os dados relativos à pandemia no RS.

Resumo semanal da covid-19 no Estado

• Na semana, a média móvel de casos confirmados apresenta elevação de 30,4%. Com isso, a incidência semanal de casos no Estado é 309,5 casos por 100 mil habitantes.

• O número de internados suspeitos e confirmados aumentou em 49 na semana, sendo uma alta de 64 em leitos clínicos e uma redução de 15 em UTI.

• É 619 o número de internados em leitos clínicos, suspeitos e confirmados, apresentando um aumento de 13% quando comparado à semana passada.

• O número de internados em UTIs, suspeitos e confirmados é de 117, valor 8% menor em relação à semana passada.

• Foram incluídos 57 óbitos na semana, uma média de 8,1 por dia, representando uma elevação de 23,9% ante a média móvel de uma semana atrás.

• A taxa de ocupação hospitalar das UTIs adulto no RS é de 81%.

Status da vacinação (% da população residente):

89,1% pelo menos uma dose

82,9% esquema vacinal primário

55% esquema vacinal completo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE