Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Futebol gaúcho vive dias de expectativa por conta do coronavírus

FGF afirma que não há datas para recuperar eventuais partidas atrasadas, mas garante que determinações superiores serão cumpridas.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
11/03/2020 21:27 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com o aumento no número de casos de coronavírus no país e o cancelamento de uma série de eventos esportivos em todo o mundo, o futebol gaúcho vive dias de expectativa. A medida tomada pelo governo argentino, que determinou a suspensão de qualquer atividade esportiva durante o mês de março, acendeu a luz vermelha. Oficialmente, não há nenhum movimento, seja no sentido da realização de jogos com os portões fechados, como vem ocorrendo em alguns países da Europa e no Paraguai, ou mesmo o adiamento ou cancelamento das partidas, da mesma forma como acontece no momento na Itália e na Argentina. No entanto, nos bastidores, o assunto já é tratado, ainda que no terreno da especulação.

Federação Gaúcha de Futebol já conversa informalmente com órgãos de saúde sobre o coronavírus | Foto: FGF / Divulgação / CP

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, adianta que a paralisação do Campeonato Gaúcho por um prazo de um mês, semelhante aos já vistos até agora, inviabilizaria o término da competição. De acordo com o dirigente, não há datas disponíveis para recuperar os jogos atrasados. "Um mês de Gauchão parado não tem como ter data posterior", diz o mandatário. Hocsman, contudo, adianta que qualquer determinação superior, estando a Federação preparada ou não, tem que ser cumprida:

"Se houver determinação para suspender, vamos ter problema. Para a competição não sofrer prejuízo na continuidade, seria melhor então mandar jogar de portão fechado. Mas claro, se mandarem parar, vamos parar".

O presidente da FGF também descarta por completo a possibilidade de que um campeão seja nomeado caso a competição seja interrompida antes e não retomada. "Nem penso nessa possibilidade. Não é uma competição por pontos corridos, não decide por quem está na frente", justifica ele.

Ainda que informalmente, a Federação manteve contato nos últimos dias com órgãos de saúde para se atualizar sobre a pandemia do coronavírus e os primeiros casos no Rio Grande do Sul. Não foi dada nenhuma resposta definitiva por parte das autoridades em relação ao risco de aglomerações em estádios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE