Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Funeral de Bento XVI é realizado no Vaticano

Um público de cerca de 130 mil, entre membros da igreja católica, fieis, representantes de governos, jornalistas e turistas, acompanham o funeral.

G1
por  G1
05/01/2023 07:55 – atualizado há 12 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A praça de São Pedro, no Vaticano, estava quase totalmente ocupada. Um público de cerca de 130 mil, entre membros da igreja católica, fieis, representantes de governos, jornalistas e turistas, acompanham o funeral de Bento XVI.

Multidão acompanha funeral de Bento XVI na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 5 de janeiro de 2023. (Foto: Ben Curtis/ AP)

O Papa Emérito Bento XVI morreu no último sábado (31), aos 95 anos, após passar por uma piora repentina de saúde nos últimos dias.

A saúde de Joseph Ratzinger vinha se debilitando nos últimos anos. O Vaticano havia dito nesta sexta-feira (30) em um comunicado sua condição era grave, mas estável, com atenção médica constante. Desde a renúncia, em 10 de fevereiro de 2013, o teólogo alemão vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano.

Bento XVI será enterrado de acordo com seus desejos no mesmo local nas criptas sob a Basílica de São Pedro, onde o Papa João Paulo II foi originalmente enterrado em 2005, antes de seu corpo ser realocado para uma capela na basílica em 2011.

Embora o gesto mais marcante de seu pontificado tenha sido a própria renúncia, os quase oito anos no comando da Igreja Católica também foram marcados por textos teológicos de fôlego, uma linha conservadora nas questões morais, e escândalos de disputas políticas e vazamentos de documentos do Vaticano – os chamados Vatileaks.

Foto: REUTERS/Kai Pfaffenbach

O velório e o funeral de Bento XVI foram cerimônias sem precedentes na história da igreja católica por alguns motivos:

  • É a primeira vez que um papa enterra um papa emérito;
  • Todos os funerais de papas anteriores foram seguidos da eleição de um novo pontífice;
  • O anel do pescador, joia usada pelos papas e desenhada de forma diferente para cada um deles, não será destruído, o que também é inédito.
O anel do Pescador do então Papa Bento XVI durante sua visita a Beirute, no Líbano, em 14 de setembro de 2012 (Foto: Reuters)

Nas primeiras palavras no funeral de Bento XVI, o papa Francisco, que preside a cerimônia, pediu que seu antecessor "seja bem recebido por Deus".

"Bento, que sua alegria seja completa ao ouvir Sua voz, agora e para sempre".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE