Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Fruticultura movimenta economia de Jacutinga

Jacutinga tem cerca de 10 hectares de plantação de figo.

Ascom
por  Ascom
29/04/2021 15:44 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na manhã desta terça feira, 27 de abril, o Prefeito Beto Bordin, juntamente com o Secretário de Agricultura Darci José De Ré, em roteiro de visitação de propriedades rurais no interior do município, estiveram na propriedade de Diogo e Ricardo Risson e de suas respectivas famílias, localizada na Linha Bela Vista. 

Na ocasião foi acompanhada a colheita de figo e foram buscadas informações sobre demandas, especialmente relacionadas a esta atividade. A família Risson cultiva dois hectares de figo da cultivar roxo de Valinhos. Sendo esta área totalmente irrigada, no sistema de gotejamento. Esta atividade é responsável pela principal fonte de renda das famílias. 

Na sequência, foi visitada a propriedade da família Marchetto, também localizada na Linha Bela Vista. Esta propriedade familiar , possuí a fruticultura como umas das principais atividades geradoras de renda para a família. Um diferencial é a diversidade de frutas produzidas nesta propriedade, como: figo com uma área de seis hectares, uva, pêssego, goiaba, laranja e ainda uma horticultura diversificada. A área de figo é 100% irrigada por gotejamento, proporcionando a garantia de boas colheitas mesmo em períodos de estiagem. 

Outro fator a destacar é a agroindústria de Loreni e Sandra Marchetto instalada nesta propriedade, responsável pelo beneficiamento e transformação das frutas não comercializadas in natura. Este processamento tem agregado importante valor aos subprodutos, como geléias, figos cristalizados, schimier, passas, conservas diversas, extrato de tomate e licores diversos. 

Foi visitado também o pomar de noz pecan e outras frutas, de propriedade de Pedro Risson. O pomar de nogueira pecan vem despertando o interesse de produtores no município de Jacutinga. Onde já há algumas áreas plantadas em escala comercial no município, onde o interesse pelo plantio de noz pecan por parte dos produtores dá-se pela grande procura no mercado e também o valor de comercialização que é bastante atrativo. 

O município de Jacutinga conta com inúmeras agroindústrias nas mais diversas áreas. Diante deste importante setor, o poder público municipal está elaborando um programa de apoio às agroindústrias familiares instaladas e em fase de instalação.Conforme o Prefeito Beto Bordin, o município incentiva as agroindústrias, e busca alternativas para que mais produtores possam abrir as suas agroindústrias. Hoje Jacutinga tem cerca de 10ha de plantação de figo, e este figo abastece nossa região e cidades de outros estados.

O Secretário de Agricultura Darci José De Ré, destaca o avanço que as agroindústrias do município sofreram nos últimos anos, seja na qualidade dos produtos, seja no profissionalismo dos que trabalham nela. Destacou também que a Secretaria de Agricultura esta sempre disponível para auxiliar no que for necessário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE