Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Fotos: Divulgação Emater/RS-Ascar
Agro

Fruticultura e Saúde são temas de Tarde de Campo em Áurea

Cerca de cem pessoas participaram do evento na propriedade de Ivete e Leopoldo Stankievicz, localizada na linha Baicorá interior de Áurea

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
23/06/2022 19:17 – atualizado há 12 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Cerca de cem pessoas, entre público urbano e rural, participaram de uma tarde de campo sobre poda de frutíferas em pomares domésticos e também de prevenção e promoção da saúde, sediada na propriedade de Ivete e Leopoldo Stankievicz, localizada na linha Baicorá interior do município de Áurea, na segunda-feira (20/06).

O evento que teve como objetivo promover a saúde e também a alimentação saudável foi promovido pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar em conjunto com as secretarias de Saúde e de Agricultura do município de Áurea e contou com a colaboração do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), agentes de saúde e dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, Lígia Wecelewski, de Carlos Gomes Laura Mocfa Glaner, de Gaurama Ana Lucia Ferran e Sertão Edgar Frank.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o prefeito Antonio Jorge Slussarek, secretários de Saúde, Gilson Martovicz, de Agricultura Renato Kujawinski. As lideranças deram as boas-vindas aos participantes. As orientações foram repassadas em três estações. Em uma das estações, o médico Wesley Nazzari, acompanhado da enfermeira e primeira-dama do munícipio Adriane Barp, da assistente social Marcia Berdstein e da psicóloga Denize Grzegozeski sobre saúde e bem-estar familiar na prevenção de doenças. Em outro espaço o extensionista engenheiro agrônomo Edgar Frank orientou sobre a poda de parreira. Na terceira estação, o extensionista e engenheiro agrônomo Murilo Correa Marcon fez recomendações sobre poda de pêssego e figo.

Fotos: Divulgação Emater/RS-Ascar

A programção encerrou com confraternização entre os participantes ao estilo polonês, com um brinde a saúde, Na zdrowie, e também o Ognisko, linguiça assada no fogaréu espetada na taquara, além de música e dança.

A idealização do evento decorre da parceria entre o escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Áurea e das secretarias municipais na organização de grupos integrando publico rural e urbano que visa à troca de experiências para a promoção da saúde coordenada pela extensionista rural social Ligia Wencelewski e pela assistente social do município de Aurea, Marcia Berdstein.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE