Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Frio intenso está com as horas contadas

Mas antes disso, ainda tem geada

Agrolink
por  Agrolink
31/03/2022 19:15 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A sexta-feira (01) ainda terá um amanhecer gelado no sul do país, com perspectiva de temperaturas negativas e formação de geadas nas serras da região. A tendência é de que durante este próximo final de semana as temperaturas voltem a subir gradativamente, mas ainda abaixo da média para o período.

O ar frio também avançará mais pelo interior do continente mantendo o amanhecer frio no oeste do centro oeste e no extremo sul da região norte. Este ar mais frio nessas áreas também diminui as condições para chuvas.

Contudo, a permanência da frente fria na costa do sudeste e a influência da umidade do mar, contribuem para formação de chuvas volumosas. Em algumas projeções os acumulados superam os 150 mm em 24 horas, mas na média dos modelos consultados pela equipe Agrotempo este valor se aproxima dos 90 mm.

As chuvas também continuam sobre a metade norte da região sul, com destaque para o leste desta área.

E na faixa norte do território nacional, as instabilidade ficam por conta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantendo um patamar de volumes expressivo ao longo do dia.

Região Sul

O tempo continua firme sobre a metade sul da região e as instabilidades persistem na metade norte. Assim, com o tempo limpo, temperaturas baixas e vento calmo as condições para formação de geadas seguem elevadas, especialmente nas serras do norte do RS e SC. Nestas localidades os termômetros poderão atingir marcas negativas, sobretudo em áreas de baixada, o amanhecer também será frio nas demais regiões de SC e PR. As chuvas continuam atuando com força sobre o Vale do Itajaí e leste de PR devido a atuação da frente fria nestas áreas. Há potencial para chuvas volumosas no decorrer do dia no Vale do Ribeira, com acumulados que podem superar os 40 mm.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE