Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Frio extremo marcou o amanhecer desta sexta-feira no Centro-Sul do Brasil

A temperatura chegou a valores extremos em Santa Catarina e no Sul de Minas Gerais, e bateu em marcas tão baixas quanto -7ºC a -8ºC no Rio Grande do Sul e no Paraná.

Metsul
por  Metsul
30/07/2021 11:22 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Frio extremo marcou o amanhecer desta sexta-feira no Centro-Sul do Brasil com mínimas em muitas estações que raramente foram registradas nos últimos 20 a 30 anos e as mais baixas em algumas até agora neste século. A temperatura chegou a valores extremos entre -8ºC e -10ºC em Santa Catarina e no Sul de Minas Gerais, e bateu em marcas tão baixas quanto -7ºC a -8ºC no Rio Grande do Sul e no Paraná.

No Rio Grande do Sul, grande parte dos municípios gaúchos teve no amanhecer de hoje (30) suas menores mínimas do ano, mas, como previsto pela MetSul, esta onda polar não traria marcas menores que as das grandes ondas de frio, por exemplo, de 2000, 2007, 2009 e 2012. A temperatura hoje cedo chegou a-7,2ºC em Vacaria, -7,0ºC em São José dos Ausentes, -6,1ºC em Soledade,-4,8ºC em Canela, -4,7ºC em Farroupilha, -4,4ºC em Santa Rosa, -4,2ºC em Serafina Correa, e -3,2ºC em Quaraí.

Mycchel Legnaghi/São Joaquim on line

Frio muito intenso a extremo assolou o estado de Santa Catarina. Estações da Epagri no estado catarinense apontaram mínimas de -8,9ºC em Urupema, 8,0ºC em Bom Jardim da Serra, -7,7ºC em Urubici, -6,5ºC em Ponte Alta do Norte e em Curitibanos, -6,1ºC em Caçador, -5,6ºC em Fraiburgo, -5,5ºC em São Joaquim e -5,2ºC em Monte Castelo, dentre dezenas de registros abaixo de zero pelo território catarinense. Estações particulares no Planalto Sul de Santa Catarina chegaram a marcar temperatura de -10ºC. No Paraná, a temperatura caiu a -7,3ºC em General Carneiro. Os termômetros indicaram mínimas ainda de -4,3ºC em Entre Rios (distrito de Guarapuava) e -3,9ºC no município de União da Vitória.

FRIO MUITO INTENSO TAMBÉM NO SUDESTE E CENTRO-OESTE

Muitos pontos do interior do estado de São Paulo amanheceram hoje com mínimas ou negativas ou abaixo de zero. Rancharia teve 4,3ºC negativos, recorde de mínima para a estação desde a sua abertura em 2006. Campos do Jordão chegou a 2,6ºC abaixo de zero na estação do Inmet, mas baixou a -3,5ºC na Vila Inglesa.

Em Minas Gerais, o Instituto Nacional de Meteorologia mediu -4,5ºC em Monte Verde e -3,5ºC em Maria da Fé. Caldas teve -3,3ºC. Estação automática particular em Delfim Moreira chegou a indicar -9,3ºC. No Rio de Janeiro, no Parque Nacional de Itatiaia, a 2.400 metros de altitude, a mínima foi de -7,7ºC.

Em Mato Grosso do Sul, as mínimas igualmente foram extremamente baixas. Estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram hoje cedo temperatura de -3,2ºC na cidade de Iguatemi e de -2,6ºC em Rio Brilhante. Santa Rita do Pardo baixou a -1,2ºC.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE