Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Frigoríficos aplicam 1.858 testes e 501 são positivos

Na primeira etapa de testes rápidos, Minuano tem 67% de positivos. Já na BRF, índice é de 19%

A HORA
por  A HORA
20/05/2020 21:41 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Vigilância Epidemiológica de Lajeado concluiu hoje a análise dos resultados da primeira etapa de testes rápidos aplicados pelos dois frigoríficos da Minuano e da BRF no município.

Na Minuano, foram realizados 305 testes nos dias 16, 17 e 18 de maio. Deste total, 205 deram positivo, o equivalente a 67%. Do total de trabalhadores testados, 206 são moradores de Lajeado, dos quais 171 deram positivo, o que representa 83% dos examinados.

Testagem em massa dos trabalhadores é parte do acordo com o MP que permitiu a reabertura das unidades. Crédito: Divulgação

Na BRF, foram realizados 1.553 testes entre os dias 11 e 12 de maio. Deste total, 296 casos deram positivo para anticorpos da Covid-19, o equivalente a 19%.

Do total de funcionários testados, 1.120 são moradores de Lajeado. Destes, testaram positivo 195, ou 17,4%.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, destaca que estes dados são muito importantes para avaliar o estágio do surto dentro de cada empresa e aumentar os cuidados para evitar novas contaminações. Permitem ainda verificar que, em uma das empresas, já há um grande percentual de funcionários que tiveram contato com a doença e teriam desenvolvido imunidade, o que reduziria a probabilidade de novos surtos em grande escala.

“Ao mesmo tempo, também se pode verificar que já há um grande percentual de imunizados entre os funcionários de uma das empresas, o que reduz o risco de um aumento grande do número de casos, que só tende a reduzir neste grupo”, explica a coordenadora.

Resultado enviados ao estado

Todos os casos positivos foram informados ao sistema de notificação da Secretaria Estadual da Saúde e deverão ser somados à tabela de números de Lajeado nos próximos dias. Os testes rápidos são considerados para efeitos de confirmação, mas não são considerados para a avaliação das bandeiras do Sistema de Distanciamento Controlado do RS.

Isso ocorre porque, como os testes rápidos precisam ser realizados a partir do 10º dia da infecção, em geral a grande maioria das pessoas já se encontra recuperada da doença quando o teste dá positivo.

Na medida em que as empresas seguirem testando suas equipes para atender aos acordos feitos com o Ministério Público e homologados pela Justiça, e os novos resultados forem sendo apurados, serão informados às áreas de saúde de Lajeado e posteriormente repassados à saúde estadual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE