Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Jolvani Bueno
Santa Catarina

Frigorífico de Ipumirim terá que reforçar medidas para preservar a saúde dos trabalhadores

A retomada das atividades na unidade está condicionada ao atendimento de diversas medidas relacionadas ao controle do surto.

AtualFM
por  AtualFM
28/05/2020 22:23 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A empresa Seara Alimentos, pertencente ao Grupo JBS, no município de Ipumirim, deverá garantir o distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre os empregados nos postos de trabalho e adotar medidas eficazes de vigilância epidemiológica para preservar a saúde dos trabalhadores na retomada de suas atividades.

A decisão liminar foi tomada pela Justiça do Trabalho em Concórdia, em ação civil pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-SC) com apoio do Projeto Nacional de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos.

Em virtude dessa decisão, a empresa deverá afastar todos os trabalhadores diagnosticados ou com suspeita de contaminação pela COVID-19, ainda que assintomáticos, sem prejuízo da remuneração, até a realização de exame específico, seguindo os protocolos das autoridades sanitárias ou pelo período mínimo de 14 dias.

A medida também vale para os trabalhadores sintomáticos de síndrome gripal e aos que tenham tido contato direto com um trabalhador diagnosticado ou com suspeita de contaminação pelo coronavírus em um raio mínimo de 1,5 metro, ainda que sem sintomas da doença.

A Procuradoria do Trabalho no Município de Joaçaba apurou as possíveis irregularidades no frigorífico de Ipumirim relacionadas ao novo coronavírus por meio de um Inquérito Civil instaurado a partir de denúncias acerca do descontrole do surto dentro da empresa.

A ACP foi ajuizada após a interdição da unidade, no dia 18 de maio, pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, órgão vinculado ao Ministério da Economia, que identificou graves irregularidades relacionadas a aglomerações de trabalhadores e à absoluta ineficiência de procedimentos de vigilância em saúde, como a permanência em atividade de trabalhadores pertencentes ao grupo de risco, com sintomas gripais sugestivos de COVID-19 e até mesmo com atestado positivo da doença.

No dia da interdição havia na Seara/JBS de Ipumirim 86 trabalhadores confirmados com a COVID-19, aproximadamente 5% dos cerca de 1.500 empregados do local. Os casos registrados na planta industrial representavam aproximadamente 14% dos contaminados em toda a Macrorregião Oeste e Serra, e quase 2% de todos os casos do Estado de Santa Catarina.

A retomada das atividades na unidade está condicionada ao atendimento de diversas medidas relacionadas ao controle do surto.

NOTA DA JBS

A JBS informa que a saúde de seus colaboradores é sua prioridade absoluta. Desde o início da pandemia no Brasil, a empresa tem adotado um rigoroso protocolo para garantir a segurança e proteção dos seus colaboradores em suas unidades. Todas as ações e medidas adotadas seguem as orientações dos órgãos de saúde, dos Ministérios de Saúde, Agricultura e Economia, além das recomendações dos governos estaduais e municipais.

Adicionalmente, para apoiar na construção do seu protocolo, a JBS contratou a consultoria clínica do Hospital Albert Einstein e do infectologista Adauto Castelo Filho. A empresa reitera sua confiança na segurança do seu protocolo para proteger seus colaboradores e informa que não irá comentar processos judiciais em andamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE