Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Frente fria vai mudar o tempo no Rio Grande do Sul

O avanço da frente fria traz aumento de nuvens e chuva para a maioria das regiões nesta quinta.

Metsul
por  Metsul
03/04/2024 21:28 – atualizado há 32 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A MetSul Meteorologia alerta que uma frente fria vai mudar o tempo no Rio Grande do Sul depois de uma quarta-feira marcada por intenso calor para abril em algumas regiões do estado. Tem uma grande mudança no tempo se iniciando nesta noite com o avanço de uma linha de instabilidade associada a uma frente fria que ingressa pelo Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul, a partir da fronteira com o Uruguai, com muito raios, chuva que pode forte a intensa em alguns pontos, e possibilidade de temporais com rajadas de vento forte.

O avanço da frente fria traz aumento de nuvens e chuva para a maioria das regiões nesta quinta. Chove desde cedo no Oeste e no Sul. No decorrer do dia, a instabilidade avança e o tempo se instabiliza com chuva irregular em mal distribuída pelo estado, e várias cidades da Metade Norte ainda terão horas de sol e nuvens antes da instabilidade na quinta. 

Pontos mais ao Norte e ao Nordeste do estado, especialmente perto de Santa Catarina, podem ter chuva apenas na sexta. Com a chuva, a temperatura pouco se eleva no Centro-Sul do estado, mas em setores do Noroeste, do Norte e do Nordeste gaúcho será outro dia quente e com calor. 

No decorrer da quinta, o risco se transfere para outras áreas do estado, mas a destacamos que a instabilidade tende a ser menos organizada e na maioria dos locais menos intensa, de forma que o Oeste e o Sul são as áreas de maior perigo.

A Metsul enfatiza que não se antevê cenário como o do dia 21 de março, quando temporais com vendavais atingiram todas as regiões gaúchas na passagem de uma frente fria. Agora, quaisquer ocorrências de tempo severo tendem a ser mais pontuais, com maior risco no Oeste e no Sul no presente momento, não se projetando tempestade para a grande maioria das cidades gaúchas, embora o risco em diferentes pontos da geografia gaúcha.

Na sexta, a instabilidade ainda afeta o estado em parte do dia, sobretudo área do Centro e da Metade Norte, enquanto pelo Oeste e o Sul vai começar a avançar ar mais seco e frio que trará um sábado no estado de sol e temperatura agradável, tipicamente de abril. A trégua da chuva, porém, será breve. 

A previsão da MetSul indica que parte do estado voltará a ter instabilidade no domingo, inclusive com risco de chuva localmente forte e de alguns temporais isolados. Porto Alegre é uma das cidades que podem ter chuva forte no domingo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE