Frente fria provoca temporal e deixa danos em municípios do Rio Grande do Sul

Rajadas de vento ultrapassaram 130 km/h, houve altos volumes de chuva e a previsão indica melhora gradual do tempo a partir desta terça-feira.

Por Redação/Correio/Metsul Publicado em 15/12/2025 22:18 - Atualizado em 15/12/2025 22:38

A atuação de uma frente fria provocou temporal no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, dia 15. Conforme a Defesa Civil, até o final da tarde, 28 municípios registraram danos em decorrência das condições climáticas adversas. As rajadas de vento alcançaram 133 km/h em Soledade, 122 km/h em Barra do Ribeiro e 116 km/h em Lajeado, segundo dados de estações meteorológicas. Também foram registrados elevados volumes de chuva em algumas localidades, com destaque para Bom Retiro do Sul, que acumulou 64,2 mm.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a frente fria se afasta do território gaúcho nesta terça-feira, dia 16, porém a instabilidade pós-frontal associada a um centro de baixa pressão ainda pode provocar chuva, especialmente durante a madrugada e a manhã, em áreas do Norte, Nordeste e Leste do Estado, com possibilidade de precipitações isoladas mais intensas. Ao longo do dia, a tendência é de melhora do tempo, com abertura de sol nos locais que ainda tiverem chuva no início do dia. Nas demais regiões, o tempo permanece firme desde cedo, com sol entre nuvens.

As temperaturas ficam mais amenas, com sensação de frio à noite na Serra. Em Erechim, a previsão indica sol e chuva intercalados, com temperaturas variando entre 12 °C e 22 °C.