Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Reprodução/AU
Rio Grande do Sul

Frente fria com ar polar trará chuva e queda na temperatura no RS

A grande mudança do tempo é esperada neste domingo no Rio Grande do Sul com chuva e queda muito acentuada da temperatura.

MetSul Meteorologia
por  MetSul Meteorologia
08/10/2022 21:18 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma frente fria vai trazer uma grande mudança do tempo neste fim de semana no Rio Grande do Sul. Depois de um sábado com temperatura mais alta e até um pouco de calor em algumas regiões gaúchas, a temperatura vai despencar no domingo com a chegada do sistema frontal e o ingresso de uma massa de ar polar tardia e forte para esta época do ano.

A frente vai avançar pelo Rio Grande do Sul durante o domingo com chuva e queda brusca da temperatura, mas não deve ter forte atividade. Ao se deslocar para Norte, entretanto, formará nuvens mais carregadas sobre Santa Catarina e o Paraná, especialmente da tarde para a noite deste domingo, com pancadas de chuva localmente fortes e risco de alguns temporais isolados.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul neste sábado, mas nuvens ingressam em parte do estado no decorrer do dia. Uma frente fria alcança o território gaúcho no fim do dia e traz muitas nuvens e chuva em pontos do Oeste e principalmente do Sul. Nas demais áreas do estado o dia inteiro será sem precipitação.

Forte massa de ar frio para outubro na retaguarda da frente fria ingressa neste domingo com vento, que pode ter rajadas, e a temperatura declina acentuadamente. O domingo é ameno pela queda acentuada das marcas nos termômetros. As máximas à tarde devem ser até 10ºC inferiores às deste sábado pela influência da massa de ar frio. Porto Alegre, por exemplo, que deve ter máxima de até 27ºC neste sábado não deve passar de 16ºC ou 17ºC no domingo à tarde.

O frio vai se sentir com mais força no final do domingo que deve ter temperatura bastante baixa. Os dados indicam para a noite deste domingo temperatura ao redor de 10ºC e 11ºC, o que somente se observa em dias frios de inverno e não é comum em outubro. Na Serra, o fim do domingo terá marcas de 5ºC a 7ºC. O frio, contudo, parecerá maior pela influência do vento.

Na Região Norte, no domingo, o sol aparece com períodos de chuva. Erechim: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 7°C e máxima de 15°C.

A segunda-feira começa com predomínio de sol no Rio Grande do Sul e mantém a tendência de frio fora de época das últimas semanas. No Norte do estado se espera nuvens e chuva desde o início do dia. No decorrer do período, a instabilidade do Norte avança a diversos pontos do RS, incluindo Porto Alegre, com muita nebulosidade, chuva e garoa.

Somente cidades mais ao Sul, da Campanha, fronteira com o Uruguai e mais a Oeste devem escapar da instabilidade. O dia começa muito frio para outubro em vários pontos do estado, sobretudo mais ao Sul com geada na fronteira com o Uruguai e a Campanha. A tarde é muito amena e será, inclusive, fria na Serra.

As mínimas rondam os 2ºC em Santana do Livramento e os 5ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 21ºC em Uruguaiana e 22ºC em Santa Rosa. Varcaria terá máximas baixíssimas para a época, com 13ºC. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 8ºC e 17ºC.

Não é mera impressão. A percepção geral de que a primavera ainda não se instalou de fato no clima e que há um prosseguimento atípico do inverno procede. É o que mostram os dados das estações meteorológicas que apontam temperatura muito abaixo da média de outubro nos primeiros dias do mês.

O monitoramento climático mostra que todas as regiões gaúchas tiveram temperatura mínima abaixo ou perto da média nos primeiros nove dias de outubro com marcas muito abaixo da média histórica no Oeste gaúcho, onde alguns pontos tiveram anomalias de até -3ºC ou -4ºC.

Já quanto às temperaturas máximas os primeiros nove dias de outubro no Rio Grande do Sul anotaram temperatura perto dos padrões históricos em todas as áreas do estado, exceção de poucos pontos em que houve pequenos desvios negativos.

Os dados dos modelos de clima indicam que as próximas semanas não devem ser tão frias quanto foi o início deste mês, mas a temperatura deverá permanecer predominantemente perto ou abaixo das médias históricas com um número maior que o normal de noites frias e poucas tardes de calor.

Casa das Bombas. Em Erechim, na rótula ao lado da Cooperalfa. Saiba mais, clique aqui:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE