Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

França entra em terceiro lockdown nacional para frear alta de casos de coronavírus

A partir deste sábado, o governo francês restringe a circulação da população, sobretudo para viagens interregionais, por quatro semanas

O Sul
por  O Sul
04/04/2021 10:09 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Desde as 19 horas deste sábado (03) (14h em Brasília), regras mais restritivas para frear o avanço dos casos de Covid-19 são impostas a todo o território da França. Haverá uma tolerância para o retorno do feriado prolongado de Páscoa, mas durante um mês a circulação de pessoas será limitada; as escolas e o comércio não essencial ficarão fechados.

Durante as próximas quatro semanas, os franceses só poderão circular livremente até 10 quilômetros de suas casas e somente até às 19 horas, quando começa o toque de recolher. Essas regras já eram respeitadas em 19 departamentos de vigilância reforçada e foram estendidas a todo o território. As creches e escolas do ensino fundamental e médio serão fechadas pela primeira vez desde o confinamento na primavera de 2020.

Na região metropolitana de Paris, 6.600 policiais estão mobilizados para “garantir o cumprimento das medidas sanitárias”, anunciou a Secretaria de Segurança em um comunicado neste sábado. Eles estão particularmente atentos em multar as pessoas se reúnem em grupos de seis pessoas nas ruas, ou que consomem álcool ao ar livre. A interdição é uma das novidades do terceiro lockdown.

Diante desse novo “esforço” exigido dos franceses, as autoridades decidiram ser um pouco tolerantes e vão aceitar viagens interregionais até a noite de segunda-feira (05). A medida visa permitir que as pessoas que viajaram durante o feriado possam voltar tranquilamente para casa.

A partir de terça-feira (06), somente as viagens essenciais serão possíveis além dos 10 km autorizados. Com o fechamento dos locais de culto a partir das 19h, as vigílias da Páscoa foram adiadas para o início da manhã de domingo (04).

Mais de 96.000 mortos

Os principais indicadores continuam a piorar. Na noite deste sábado, 5.273 pacientes estavam internados em UTIs, sendo que 399 deles foram admitidos nas últimas 24 horas. Desde o início da epidemia, mais de 96.000 mortes foram registradas na França.

Em uma corrida contra o tempo, o executivo francês aposta em uma nova aceleração da campanha de vacinação que atingiu até agora a marca de 9,2 milhões de primeiras doses e 3,1 milhões de segundas doses. com 400 mil injeções diárias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE