Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Fórum Norte Gaúcho anuncia entrega de troféus aos ganhadores do 3º Concurso de Produtividade de Soja

Entrega da premiação foi por meio de uma live, transmitida pelo canal YouTube e Facebook na noite de sexta-feira, 23.

Ascom Prefeitura de Getúlio Vargas
por  Ascom Prefeitura de Getúlio Vargas
29/07/2021 21:26 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em uma live realizada na noite de sexta-feira, 23, foram anunciados os ganhadores do 3º Concurso de Produtividade de Soja promovido pelo Fórum Norte Gaúcho. A transmissão aconteceu por meio do Canal YouTube e Facebook do Fórum Norte Gaúcho e foi realizada do Auditório do Sindicato Rural de Getúlio Vargas. Participaram presencialmente os prefeitos dos municípios que participaram do concurso - Prefeitos de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; Ipiranga do Sul, Marcos Sana; Estação, Geverson Zimmermann; e Floriano Peixoto, Orlei Giaretta; secretários municipais, técnicos da Emater e produtores inscritos, respeitando todos os protocolos sanitários.

A solenidade iniciou com a abertura sendo feita pelo presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Luiz Carlos da Silva, que falou em nome das entidades organizadoras do Fórum Norte Gaúcho, sobre os objetivos do concurso e dos Fóruns Norte Gaúcho, que visam levar mais conhecimento ao produtor rural. Teceu agradecimentos às equipes responsáveis pela avaliação das lavouras, especialmente aos técnicos da Emater dos municípios que incentivam os produtores a participarem do concurso e acompanham as avaliação, no momento da colheita.

PROJETO SOJA +

Em seguida, foi feita a apresentação dos resultados do Projeto Soja +, desenvolvido em Ipiranga do Sul, pelo engenheiro agrônomo Bruno Utermoehl. O Projeto tem como parceiros a Prefeitura de Ipiranga do Sul, o Sindicato Rural de Getúlio Vargas, a Emater, a ACCIAS, o Fórum Norte Gaúcho e o produtor Celso Beledelli.

Segundo Bruno, o objetivo é cultivar uma lavoura de alta produtividade, com a intenção de ser referência para o município e região, sendo que o embasamento tecnológico é construção de fertilidade, escolha dos cultivares e plantabilidade, rotação e sucessão de culturas, monitoramento da lavoura e viabilidade econômica.

O projeto teve início na safra de verão 2017/2018. Bruno apresentou os resultados obtidos até agora e o que pode ainda ser alcançado futuramente, por meio de avaliação e análise constante, ajustes para superar barreiras de produtividade e aprofundamento no aumento da produtividade x custo de produção.

O CONCURSO

Participaram do 3º Concurso Regional de Produtividade de Soja produtores dos cinco municípios da área de abrangência do Sindicato Rural de Getúlio Vargas que são: Getúlio Vargas, Estação, Ipiranga do Sul, Erebango e Floriano Peixoto.

Os critérios da Comissão de Avaliação, que foi integrada por representantes da Emater, Prefeituras dos cinco municípios e representantes das entidades organizadoras dos Fóruns Norte Gaúcho, foram maior produção por hectare, onde foram analisadas as lavouras com maior rendimento. Este concurso foi lançado no Fórum da Soja de 2018, por iniciativa das entidades organizadoras dos Fóruns Norte Gaúcho.

Foram anunciados o 1º lugar de cada município, que receberam troféu e o Campeão Geral, com maior produtividade, também recebeu como prêmio duas estadias completas em hotel na Serra Gaúcha, Bento Gonçalves, com acompanhante.

OS VENCEDORES

GRANDE CAMPEÃO: Estação – Márcio José Vechiatto – 93,49 sacas/ha

VENCEDORES POR MUNICÍPIO

Getúlio Vargas – Adelar Fracaro – 90,75 sacas/ha

Floriano Peixoto – Nédio Mintkievicz – 80,37 sacas/ha

Erebango – Patrik Ariel Ulmer – 82,14 sacas/ha

Ipiranga do Sul – Altair Comim – 79,13 sacas/ha

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE