Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Fórum de Economia Criativa vai acontecer durante a Expo Erechim 2021

O evento vai acontecer no sábado (13), às 16 horas no 3º andar do Pólo de Cultura, com entrada gratuita.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
09/11/2021 15:57 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, com apoio do ACCIE Jovem, vai realizar durante a programação da Expo Erechim 2021, o Fórum de Economia Criativa de Erechim.

O evento vai acontecer no sábado (13), às 16 horas no 3º andar do Pólo de Cultura, com entrada GRATUITA.

A atividade vai contar com uma Mesa Redonda e debate sobre o tema “Economia Criativa”, com condução do Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Neidmar Alves e participação da coordenadora do programa RS CRIATIVO da Sedac/RS, Carolina Biberg e do coordenador do Mestrado de Indústria Criativa da Universidade FEEVALE, Cristiano Pinheiro. O Fórum de Economia Criativa também vai contar com depoimentos de empreendedores criativos locais.

O conceito compreende produtos e serviços cujo valor agregado vem da criatividade. Em outras palavras, são produtos e serviços que se baseiam na criatividade para gerar inovação, valor agregado e diferencial. A ascensão da cultura como uma indústria robusta reflete uma transformação na relação do indivíduo com o trabalho: a criatividade, e não mais a mera capacidade de reprodução, é o grande ativo de um trabalhador.

Sobre os palestrantes:

Cristiano Max Pereira Pinheiro

Cristiano Max é formado em Publicidade e Propaganda, Mestre em Comunicação Social, e o Doutor em Comunicação Social, com a tese "Apontamentos para uma aproximação entre jogos digitais e comunicação". Foi Coordenador dos Cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda (2007-2014) e fundou o Curso de Graduação em Jogos Digitais da Universidade Feevale. Foi sócio e fundador da Agência de Publicidade Engenho de Ideias e da Desenvolvedora Ludema Game Studio. Atualmente é Coordenador do Mestrado de Indústria Criativa da Universidade FEEVALE em Novo Hamburgo/RS, é Coordenador do Laboratório de Criatividade e fundador da Rede Ibero-Americana Interdisciplinar de Pesquisa em Economia Criativa. Representa a Universidade nos grupos de trabalhos da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Inovação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Carolina Biberg

Carolina Biberg Maia é Coordenadora do Programa RS CRIATIVO. Natural de Porto Alegre, graduada em Artes Visuais (ULBRA) e Gestão Cultural (UNISINOS), com especialização em Museografia e Patrimônio Cultural (Claretiano), atua no mercado cultural desde 1999, inicia suas atividades na área da cultura durante a faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Uniritter. Foi colaboradora no Santander Cultural durante duas gestões, ao longo de mais de nove anos. Na instituição, trabalhou em diversas áreas, como atendimento ao público, ação educativa e elaboração e execução de projetos culturais e por último foi Coordenadora de Comunicação. Na Fundação Vera Chaves Barcellos realizou a gestão e coordenação cultural da instituição. Desenvolveu inúmeros projetos culturais: exposições, ciclos de palestras, projetos educativos, publicações editoriais, materiais educativos entre outros. Foi colaboradora na organização da 5º Conferência de Cultura – Lei Aldir Blanc sendo integrante da Comissão. Além disso, é parecerista desde 2019 em diversos editais da Sedac. Atualmente é Coordenadora do programa RS CRIATIVO da Sedac/RS, e integrante do Comitê Gestor do Programa Games RS e do Comitê de Políticas Sociais e Educação.

Neidmar Roger Charão Alves

Neidmar Alves é Secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Erechim, Cientista Social, professor, pesquisador, Ator, Dramaturgo e Gestor Cutural, CEO da NRCA Consultoria Vida Criativa. Presidente do CEC/RS - Conselho de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (2013/2015) membro do CMPC Conselho Nacional de Política Cultura e presidente do ConECta Fórum naciona lde Conselhos Estaduais de Cultura (2014/2015). Também é membro do Comitê RS Cultura Viva e Coordenador do Conselho de Dirigentes Culturais da AMAU.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE