ERECHIM

Formatura de cursos do RS Qualificação celebra capacitação de 25 alunos em Erechim

As turmas formadas agora se somam a outras que já concluíram cursos em junho. Ao todo, 165 pessoas foram qualificadas em nove cursos por meio deste convênio estadual e municipal.

Por Redação/Comunicação PME Publicado em há 5 horas

Na última sexta-feira (12), 25 alunos concluíram os cursos de Eletricista Predial e Aperfeiçoamento em Soldagem de Chapas no Processo TIG, realizados no Senai Erechim. A entrega dos certificados marcou mais uma etapa do programa RS Qualificação, uma iniciativa da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional.

Foto: Divulgação/Pedro Gabriel Gallo

A qualificação foi oferecida gratuitamente através do Termo de Convênio FPE Nº 2516/2023, com foco em capacitar pessoas desempregadas ou subocupadas, promovendo oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e representantes das instituições envolvidas, entre eles:

  • Gilmar Sossella, secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional
  • Emerson Schelski, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo
  • Darlan Dalla Roza, presidente da ACCIE
  • Eduardo da Rosa Schneider e Cristiane Pagnussat Zamadei, do Senai Erechim
  • Guilherme Arpini e Gilvane Bassanese de Mattos, instrutores dos cursos
  • Representantes da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, da área de Inovação e Fomento às Micro e Pequenas Empresas

Qualificação com impacto social

As turmas formadas agora se somam a outras que já concluíram cursos em junho. Ao todo, 165 pessoas foram qualificadas em nove cursos por meio deste convênio estadual e municipal.

O secretário Gilmar Sossella parabenizou os formandos e destacou que o programa RS Qualificação Recomeçar já destinou R$ 250 mil para novos cursos em Erechim. “Esse investimento reflete nosso compromisso com a geração de oportunidades e com o desenvolvimento profissional dos gaúchos”, afirmou.

Já o secretário Emerson Schelski ressaltou a grande procura pelos cursos. “Tivemos 361 inscritos. Desses, 124 foram automaticamente selecionados por estarem desempregados ou subocupados. As demais vagas foram preenchidas por sorteio. Os números mostram que há uma grande demanda por qualificação e nós vamos continuar trabalhando para oferecer essas oportunidades.”

Fotos: Divulgação/Pedro Gabriel Gallo

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal e estadual em promover inclusão social por meio da educação profissional, preparando cidadãos para os desafios do mercado de trabalho e fomentando o desenvolvimento econômico da região.