Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação

Formandos de Ciências Contábeis da URI apresentam trabalhos de pesquisa

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Contabilidade (NEPCont), vinculado ao Curso de Ciências Contábeis da URI Erechim, realizou na noite de quarta-feira, 12, o último encontro do semestre.

Secom URI
por  Secom URI
13/07/2023 15:42 – atualizado há 33 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Contabilidade (NEPCont), vinculado ao Curso de Ciências Contábeis da URI Erechim, realizou na noite de quarta-feira, 12, o último encontro do semestre. Além da participação dos acadêmicos e professores que compõem o núcleo, o evento foi marcado pela participação de alguns acadêmicos que estão no último semestre da graduação, os quais aceitaram o convite do núcleo para compartilhar as pesquisas que foram desenvolvidas na disciplina de Estágio I e terão continuidade no segundo semestre na disciplina de Estágio II.

As apresentações foram iniciadas pelos trabalhos enquadrados na Linha de Pesquisa da Contabilidade Pública e Governamental. A acadêmica Elci Mara Massirer Favero apresentou a pesquisa “Uma análise do Portal da Transparência e o cumprimento da Lei de Acesso à Informação nos Municípios da Região da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU)”. Já a acadêmica Laura Raimondi apresentou a pesquisa “Análise da dependência das receitas transferidas pela União e pelo Estado nos municípios da AMAU”.

Na sequência, houve a apresentação de trabalhos vinculados à Linha de Pesquisa da Contabilidade Gerencial e Contabilidade Setorial e Rural a partir do interesse por problemas de pesquisas vinculados ao agronegócio. A acadêmica Andrieli Mara Basi apresentou a pesquisa sobre a “Análise e gestão de custos de investimentos de capitais fundiários e de exercício no agronegócio”, enquanto a acadêmica Marina Letícia Zamadei apresentou a pesquisa sobre “Uma análise de viabilidade econômica: comparativo entre avicultura e suinocultura”. Por fim, o acadêmico Gabriel Bertuzzo apresentou a pesquisa sobre a “Relação entre o rating de crédito e o ciclo de vida das empresas brasileiras de capital aberto, enquadrada na Linha de Pesquisa da Contabilidade Financeira”.

Conforme a coordenadora do NEPCont, Professora Angélica Ferrari, o momento propiciou aos acadêmicos participantes do núcleo a vivência do desenvolvimento de problemáticas de pesquisas pautadas nas diferentes linhas englobadas no núcleo. “Com a continuação dos encontros do núcleo, no próximo semestre, espera-se que este momento tenha contribuído para a inserção dos acadêmicos na estrutura formal de pesquisas científicas e no desenvolvimento de pesquisas relevantes para a área contábil”, analisou a professora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE