Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Forças de Segurança realizam exercício simulado do Plano de Defesa de Cidade em Caxias do Sul

A atividade, liderada pela Brigada Militar (BM), visa a treinar a pronta-resposta das forças de segurança contra ataques a banco por organizações criminosas.

Ascom BM
por  Ascom BM
27/04/2022 21:29 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Cerca de 150 operadores de segurança de instituições municipais, estaduais e federais realizaram na madrugada desta quarta-feira (27/4), em Caxias do Sul, exercício simulado do Plano de Defesa de Cidade. A atividade, liderada pela Brigada Militar (BM), visa a treinar a pronta-resposta das forças de segurança contra ataques a banco por organizações criminosas. Ações similares já foram realizadas anteriormente em Novo Hamburgo e Campestre da Serra.

O treinamento simula assaltos simultâneos a estabelecimentos bancários na modalidade conhecida como “novo cangaço”, modelo de crime com ocorrências praticamente erradicadas no RS, a partir da Operação Angico, da BM, do planejamento estabelecido pelo Programa RS Seguro. As simulações são uma tendência nas polícias em todo o Brasil, com objetivo de aprimorar as ações dos operadores de segurança, de forma integrada, aliando o uso de tecnologias e atividades de inteligência, para responder à ação de organizações criminosas. No Estado, ações similares já foram feitas anteriormente em Novo Hamburgo e Campestre da Serra.

Ruas do Centro de Caxias do Sul foram bloqueadas para permitir realização do exercício sem transtorno ao trânsito - Foto: Divulgação BM

A atividade foi realizada nas sedes do Banco do Brasil e da empresa de transporte de valores Prosegur, no Centro de Caxias do Sul. Com bloqueios nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, da Treze de Maio até a Dr. Montaury, os ataques foram simulados de forma simultânea nos dois locais. Munições de festim e rojões foram utilizadas para simular explosões. A programação, que durou cerca de três horas, incluiu encenação da fuga.

"Atingimos o objetivo de desenvolver uma ação de amplo alcance, sem causar dano à população, além da indispensável interação com diversas forças de segurança. Este tipo de atividade garante a plena execução de nossa atividade-fim”, afirmou o subcomandante-geral da BM, coronel Douglas da Rosa Soares, que acompanhou o treinamento e destacou a importância da ação.

Exercício simulou ataques simultâneos a agência bancaria e a transportadora de valores - Foto: Divulgação BM

Todos os participantes da encenação, mesmo no papel de assaltantes, integram as forças de segurança. A simulação contou com efetivos do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra (CRPO-Serra), do 4º Batalhão de Polícia de Choque (4º BPChq), do Batalhão de Aviação (Bav-BM), da Polícia Civil, do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Guarda Municipal, da fiscalização de trânsito do município e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Batalhão de Aviação da BM também participou da simulação do Plano de Defesa em Caxias do Sul - Foto: Divulgação BM

Os indicadores de criminalidade divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) no início de abril mostram redução de 33,3% nos ataques a banco em março, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, e de 60% quando analisado o acumulado do 1º trimestre frente igual período de 2021.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE