Força Voluntária Alto Uruguai celebra 10 anos de atuação em defesa da vida
Encontro com a imprensa marcou a trajetória da entidade, apresentou números e destacou a importância do trabalho integrado no atendimento à população de Erechim.
A Força Voluntária Alto Uruguai (FVAU) comemorou, na tarde desta quarta-feira (17), seus 10 anos de atuação em um encontro com representantes da imprensa, realizado no GRAU – Grupo de Resposta a Atendimento de Urgência, espaço que funciona como sede compartilhada da entidade juntamente com a Defesa Civil, SAMU e Ambulância Cidadã.

Durante a celebração, com a presença do prefeito de Erechim, Paulo Polis, e do secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, o presidente da Força Voluntária Alto Uruguai, Ronaldo Manica, apresentou um panorama histórico da instituição, destacando a evolução do trabalho voluntário ao longo de uma década marcada pela coragem, união e compromisso com a vida.
“São 10 anos de história, coragem e compromisso com a vida. Uma década marcada pela entrega, pela união e por um propósito que vai muito além do voluntariado. Cada atendimento, cada chamado, cada vida alcançada carrega o esforço de homens e mulheres que escolheram servir. Aqui somos voluntários por opção, profissionais na ação. Nossa gratidão a todos que construíram e constroem essa missão todos os dias. Voluntários, apoiadores e a comunidade que confia em nosso trabalho”, afirmou Ronaldo.

Atualmente, a Força Voluntária Alto Uruguai conta com 48 voluntários formados, que passam por um ano de treinamentos de capacitação e nivelamento, garantindo preparo técnico e atuação qualificada nas mais diversas ocorrências.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, ressaltou a importância da organização, do profissionalismo e da integração entre o Poder Público e os voluntários, especialmente em momentos de crise, como o vivenciado recentemente. “As coisas só funcionam se cada um sabe fazer seu papel. Tem coordenação, tem gerenciamento e sabe que tem o apoio quando precisar do Poder Público. Se o que aconteceu no dia 23 de novembro, a tempestade de granizo que atingiu Erechim, não tivéssemos a organização e capacidade de trabalho da Força Voluntária, com certeza iríamos demorar até 90 dias o que fizemos em 20 dias. Fizemos com capacidade, transparência, método e, acima de tudo, com uma estrutura que foi montada aqui no GRAU, que é o espaço compartilhado que abriga a Força Voluntária”, destacou Paulo Polis.

A Força Voluntária Alto Uruguai atua de forma integrada com a Defesa Civil, prestando um importante serviço à população erechinense. Juntas, as instituições desenvolvem ações preventivas, atendimentos de socorro, campanhas assistenciais e trabalhos de reparo a danos causados por eventos climáticos. O objetivo conjunto é proteger vidas, atuar na prevenção e mitigação de riscos e dar resposta rápida e eficiente aos incidentes no município de Erechim.
Fotos: Valquíria Michelin – GP PME