Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Segurança

Força Nacional vai apoiar PF em terras indígenas da região

Militares atuarão nas atividades de preservação da ordem

Correio do Povo
por  Correio do Povo
17/09/2022 13:56 – atualizado há 9 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Diário Oficial da União publicou, nesta quinta-feira, 15/09, portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública que autoriza o emprego da Força Nacional em ações de apoio à Polícia Federal (PF), nas terras indígenas Cacique Doble e Passo Grande do Rio Forquilha, no Rio Grande do Sul.

De acordo com a Portaria nº 178, de 14/09 de 2022, assinada pelo ministro Anderson Torres, os militares atuarão nas atividades de preservação da ordem pública e na segurança das pessoas e do patrimônio. 

“O trabalho será realizado em caráter episódico e planejado por 90 dias e obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública”, diz ainda o documento.

Em agosto deste ano, a cidade de Cacique Doble, na região Nordeste do Estado, viveu momentos de tensão devido a conflitos entre indígenas. Os confrontos, que duraram três dias, deixaram ao menos quatro feridos – dois deles baleados.

“O que está acontecendo é disputa pelo cacicado”, explicou na época o comandante do 10º BPM, o major Rodrigo Schwaab da Silva
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE