Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Fonte protegida contempla duas propriedades em Faxinalzinho

A preservação destas nascentes de água é realizada sem causar impacto ambiental.

Assessoria/Emaer
por  Assessoria/Emaer
16/11/2020 14:06 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Emater tem orientado a atividade de preservação de fontes para que a propriedade possa ter uma água de mais qualidade para o consumo humano e animal. Em Faxinalzinho, os produtores Vaner Guareski e Arthur Bergamin, procuraram a Emater para que fosse feito a proteção de nascente de água na propriedade. O extensionista Douglas Dal Piva orientou sobre a preservação da nascente de água, bem como os procedimentos para deixar a água limpa e desinfetada. A água que chegará até uma caixa vai beneficiar as duas propriedades.

“Inicialmente foi feita a limpeza do local, depois utilizado materiais como tijolos, pedras e brita para fazer a contenção do local e levada até a caixa onde será armazenada para a distribuição. Fizemos a proteção sem alterar o vertedouro da água”. Disse o produtor Guareschi, observando que a água tem quantidade e qualidade será usada para consumo humano e animal. Também e destacou a importância deste trabalho realizado pela Emater e por ser de baixo custo.

Para o extensionista, a preservação destas nascentes de água é realizada sem causar impacto ambiental. “Usamos somente o excedente de água e o restante continua correndo na área da mata, principalmente, num momento que enfrentamos estiagem prolongada”, avalia.

João Muller Neto, de 96 anos, sogro do produtor Arthur Bergamin, ficou contente com o resultado. “Temos que preservar as nascentes. Isso é ouro. Temos que preservar a água para as futuras gerações”, disse ao lembrar que já enfrentou muitas secas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE